terça-feira, 29 de abril de 2014

Normas vão garantir total segurança aos que se utilizam do aeroporto de Juazeiro do Norte

Um amplo debate coordenado pelo Ministério Público Federal reuniu no auditório do IFCE de Juazeiro do Norte dirigentes da Infraero, prefeito e secretários municipais, construtores, corretores de imóveis e instituições que financiam moradias. Foi o momento inicial para se chegar a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado com obras futuras, fiscalização e controle do uso e ocupação do solo no entorno do Aeroporto Orlando Bezerra.
O Procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, definiu como um trabalho preventivo. A missão é ver o que já foi feito, dar transparência ao que está sendo feito e tentar reprimir futuras construções irregulares. Para ele, cada um fica sabendo o que pode ser construído, a modalidade e até que altura da obra. De acordo com Rafael, segurança para quem financia e quem constrói na área pública ou privada.
O objetivo maior é assegurar plena funcionalidade do aeroporto com segurança aos usuários do transporte aéreo, garantindo que este não vai sofrer futuras restrições nas suas operações ou até fechamento. O procurador não esconde que se deixou construir de forma irregular na área sem nenhuma observância das normas. Conforme declarou, o Ministério Público Federal dará total apoio juntamente com técnicos da Infraero e Ministério da Aeronáutica na elaboração dos estudos.
Ao município, como lembrou, cabe a responsabilidade de autorizar construções concedendo licenciamento ambiental e alvará quando este ficará ciente de toda a responsabilidade só liberando quando todas as normas forem plenamente atendidas no projeto de engenharia. Além disso, vai incorporar essa legislação ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O prefeito avalizou o conteúdo dos debates e observou que não é possível mais continuar os absurdos. Para ele o TAC vai impedir que os gestores cometam erros quando o povo e autoridades saberão das normas e protegerão o aeroporto.(ASCOM?PMJN)

Nenhum comentário: