quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dinheiro do aeroporto chegou

Já se encontra em cinco contas específicas na agência centro da Caixa Econômica Federal (CEF) de Juazeiro do Norte a verba no valor de R$ 15,8 milhões destinada às desapropriações de 486 mil m2 de áreas próximas ao Aeroporto Orlando Bezerra. O dinheiro vai ser gerido pela justiça federal no pagamento aos cerca de 200 donos dos imóveis que serão incorporados ao sítio aeroportuário com a finalidade de permitir a construção do futuro terminal de passageiros.O prefeito Raimundo Macedo comemorou o anúncio pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, quanto à liberação dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para a tesouraria da Infraero e, posteriormente, até à CEF em Juazeiro. Ele aproveitou para agradecer o empenho de todos que lutaram pela garantia da verba, bem como ao Juiz Federal, José Eduardo de Melo Vilar Filho, que dilatou em 60 dias o prazo final para o repasse do dinheiro.

No último dia 20 de junho, o prefeito Raimundo Macedo foi recebido em audiência pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, acompanhado do deputado federal Arnon Bezerra e do coordenador de turismo do município, José Roberto Celestino. Os três pediram a ampliação da pista de pouso para 2.300 metros e a construção da nova estação de passageiros. Na conversa, um relato sobre a importância do aeroporto de Juazeiro para o sul do Ceará e até estados vizinhos.

Meses depois, soou como uma bomba a notícia sobre o contingenciamento da verba destinada às desapropriações. Daí em diante, a união de esforços de todos em prol dos recursos. Por ocasião da visita da presidente Dilma Roussef ao Ceará no dia consagrado à São José, parlamentares pediram a inclusão do Aeroporto de Juazeiro no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Quanto ao dinheiro para ampliação do sítio aeroportuário, ela prometeu ao Senador Eunício Oliveira que seria liberado.

Na última segunda-feira, dia 14, a presidente Dilma Rousseff trocou de aeronaves no aeroporto de Juazeiro e ouviu o manifesto de gratidão externado pelo prefeito Raimundo Macedo, o deputado Arnon Bezerra e o diretor Roberto Celestino. Cerca de 24 horas depois, para a alegria das lideranças políticas do Cariri, ela mandou a ministra Miriam Belchior fazer o repasse da verba. O projeto da futura expansão consta ainda de novo terminal de cargas, pátio de estacionamento de aeronaves, pátio de estacionamento de veículos, área de testes de motores e outras melhorias.(ASCOM/PMJN)


Nenhum comentário: