segunda-feira, 28 de abril de 2014

Papa teve ligações com o Cariri

               O agora santo São João Paulo I I teve ligações importantes com o Ceará, Pernambuco e o Cariri: Primeiro, em 1979, recebendo em audiência dois bispos cearenses, depois, em 1980, quando veio para o X Congresso Eucarístico Nacional em Fortaleza e foi homenageado no estádio Castelão por dois artistas ilustres – Luiz Gonzaga, Rei do Baião e Pernambucano do Século e Pedro Bandeira de Caldas, o paraibano adotado por Juazeiro do Norte e ainda hoje considerado o “ Príncipe dos Poetas Populares “ .
               Pouco tempo depois de assumir o pontificado, João Paulo II convocou sacerdotes  recém eleitos para cerimônia solene de SAGRAÇÃO no Vaticano em Roma e entre eles estava o cearense de Acopiara Newton Holanda Gurgel, que tornou-se bispo naquela data especial – 27 de Maio de 1 9 7 9 . O bispo diocesano de Crato à época era Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, que também esteve presente ao evento no Vaticano. Com a sagração Dom Newton Holanda tornou-se bispo auxiliar da Diocese de Crato. Com o Falecimento de Dom Vicente em 6 de dezembro de 1998, Dom Newton passou a bispo diocesano em. 9 de janeiro de 1994, vindo a renunciar ao múnus episcopal em 2001, quando a Santa Sé nomeou o italiano Dom Fernando Panico , e desde então , mantém vida reservada como bispo emérito . 
             Daquela viagem histórica ao Vaticano para encontro com o Papa João Paulo I I , Dom Newton, hoje com 90 anos, reside no bairro São Miguel em Crato, onde guarda com carinho especial as fotos que recebeu como presente da cúria romana . 
               Internado no Hospital São Francisco de Assis, para tratamento de pneumonia, ele pouco fala, mas recebe com atenção cordial muitos católicos e sacerdotes, sejam de Crato ou de qualquer cidade da região do Cariri, onde foi bispo diocesano durante 8 anos.  Seguindo orientação médica ele não grava entrevistas e nem sabia que o Papa que o sagrou bispo em Roma agora foi elevado aos altares como SANTO. 
              “Desculpe-me, não posso falar muito, pois tenho que obedecer a orientação médica”, disse ele com o semblante cansado de quem luta pela recuperação da saúde.  O repórter lembra do seu encontro com o Papa João Paulo I I em Roma e pergunta como ele ver a canonização neste domingo, 27 de abril de 2014, um mês antes das comemorações de 35 anos de sua sagração episcopal – 27 de maio de 1979 . “Foi um dia inesquecível, um dia abençoado para todos nós. O papa sempre foi muito gentil. Vamos louvar a Deus por estas canonizações”, finalizou Dom Newton,  pedindo orações por ele e pela Diocese , que em outubro próximo festeja  o Centenário   . 
             CATÓLICOS COMEMORAM:
           Quando o mundo celebra o “DIA DOS 4 PAPAS “ , padres e  católicos de Juazeiro do Norte , Crato e da região comemoram com muitas orações desde cedo, quando as missas reúnem grande número de fiéis , empolgados com a decisão do Papa Francisco, que pouco a pouco amplia ações da igreja em todo o mundo .
             DIOCESE RECEBEU RELÍQUIA DO VATICANO:
        A Diocese de Crato foi uma das poucas do Brasil contempladas com uma relíquia doada pelo Vaticano e que contém na peça folheada a ouro uma gota de sangue do saudoso Papa João Paulo I I, que agora será chamado de SÃO JOÃO PAULO I I .  Com exclusividade para o Portal de Juazeiro o relicário foi apresentado pelo padre Edmilson Neves Ferreira, durante entrevista na cúria diocesana de Crato. A urna também foi apresentada para os fiéis na missa dominical desta manhã na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha.
            HOMENAGEM:
           Entre as homenagens a João Paulo I I  na cidade de Juazeiro do Norte destaque para a Biblioteca da Faculdade Paraíso que leva o seu nome .
REPORTAGEM – LUIZ   PALMEIRA
EDIÇÃO – JULINHO   PALMEIRA
FOTOS – LUIZ   PALMEIRA





               

Nenhum comentário: