quarta-feira, 22 de maio de 2013

Juazeiro se despede de outra grande educadora: morreu Dona Zuila Morais


Com o falecimento de Dona Maria Zuila e Silva Morais, ocorrido hoje, aos 92 anos de idade, o setor educacional de Juazeiro do Norte se despede de uma das suas mais importantes educadoras. Conforme dados colhidos pelo nosso colunista Renato Casimiro, Maria Zuila Saraiva e Silva nasceu nesta cidade de Juazeiro do Norte, em 24 de junho de 1921. Era a primogênita dos filhos do casal José Pereira e Silva (Zeca Marcolino) e Otília Saraiva e Silva, de família numerosa com os irmãos: Zaila, Neusa, Juraci, Zeneida, Audísio, Zuleide e Luiz. Fez seus estudos, inicialmente, numa escola particular sob a direção de Dona Adelaide Mendonça, onde foi alfabetizada, em 1930. Ingressou no Grupo Escolar Padre Cícero, onde cursou todo o primário da primeira à quarta série (de 1931 a 1934). Transferiu-se para a Escola Normal Rural, ali cumprindo os dois anos complementares ao segundo grau dos seus estudos (entre 1935 e 1936), para seqüenciar com o ingresso no Curso Normal Rural, em três anos (de 1937 a 1939). No dia 19 de novembro de 1939, Zuila se tornou professora ruralista em cerimônia acontecida no Auditorium da Escola Normal Rural, sendo participante de uma turma de 23 professores, em sessão solene presidida pelo Dr. Plácido Aderaldo Castelo. Foram seus colegas de turma, dentre outros, Elias Rodrigues Sobral, Ozir Moreira, Alzira Pereira, Maria Rodrigues, Stela Ribeiro, Geni Machado, Idelvisse Belém e Iracema Magalhães. Maria Zuila e Silva Moraes, com dezenove anos incompletos, casou com Alberto Bezerra Moraes em 21.06.1940. Entre os anos 40 e 50, Zuila e Alberto viveram a primeira fase da grande alegria com a família que constituíram: cinco “Marias” (Otília, Célia, Márcia, Sílvia e Angela) e um “José” (José Carlos). Depois o casal adotou dois filhos. 
Em 1952 fundou e passou a dirigir o Instituto Domingos Sávio. De outras iniciativas devemos mencionar: a fundação e a direção da Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, em 1963, que era mais conhecida como Escola de Artes Industriais; a fundação e a direção do Instituto Psico-Pedagógico Eunice Damasceno, em 1967; a fundação e a direção da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, em 1968, por cujo trabalho será eternamente lembrada; e também, pela direção do Centro de Reabilitação do Cariri “Luis Moraes Correia”, em 1980. Da lembrança de tantas ações meritórias de Zuila Moraes, não pode deixar de ser lembrada a existência do Clube de Mães, que funcionou anexo ao Instituto Maria Gorete, precursor do Domingos Sávio. Ali as futuras mamães recebiam acolhimento e eram capacitadas para habilitações domésticas de costura e bordado, voltadas para a confecção de roupinhas de bebê, ao tempo em que eram assistidas com noções de puericultura, especialmente sobre saúde, higiene e cuidados especiais com os filhos.
O Instituto Maria Gorete foi também importante como ponto de cultura dos adolescentes entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, quando Zuila reunia a juventude para oferecer-lhe espaço acolhedor de convivência, clube de leitura e jogos educativos, na sua sede da Rua Pe. Cícero. Era como chamávamos o Clube do Sesinho, nome emprestado de um dos maiores sucessos editoriais de revista infantil no Brasil, entre 1947 e 1960. Dona Zuila assinava esta revista com muitos exemplares e disponibilizava na sala de leitura. Também fomentava a assinatura, pois era uma publicação de grande expressão educacional, a partir de um elenco notável de personagens que formavam uma turma muito admirada (Sesinho, Bocão, Nina, Ruivo, etc). O Clube do Sesinho se reunia três vezes por semana, entre 19 e 21 horas. A fórmula era simples e muito atraente: proporcionava leitura por uma hora, e a seguir tínhamos direito a escolher um dentre diversos jogos educativos.
Zuila participou de inúmeros eventos relacionados às instituições que criou e dirigiu, destacando-se os congressos de APAEs, Encontro Interamericano de Proteção ao Pré-Escolar, no Rio de Janeiro, em 1968; IV Encontro Interestadual da Federação Nacional das APAEs do Nordeste, acontecimento este que ela sediou em Juazeiro do Norte, em 1974. Foi domadora-fundadora do Lions Clube de Juazeiro do Norte, em 1956; e neste mesmo ano fundou o Instituto Brasil-Estados Unidos, bem como o primeiro curso de língua inglesa na cidade de Juazeiro do Norte, em 1959. Foi fundadora e Conselheira do Movimento Bandeirante em Juazeiro do Norte, a partir de 1959, no mesmo ano em que fundou e dirigiu o Ginásio Menezes Pimentel, mantido pelo Instituto Domingos Sávio, que abrigou o então primeiro curso científico da cidade. Zuila Moraes criou também o primeiro curso de Classes Especiais, com denominação de Lar-Escola Helena Antipoff, anexo ao Instituto Domingos Sávio, em 1970. Essa escola, pioneira em pedagogia moderna (educação especial) contou com uma clinica (Clínica Leão Sampaio), para atendimentos psicoemocionais, dispondo de médicos (pediatras, neurologistas, psiquiatras) além de assistentes sociais, psicólogas, orientadoras educacionais especializadas, e técnicos em educação física. Os trabalhos eram exercidos por pessoal cujas especializações eram bem cuidadas em estabelecimentos de formação de largo conceito em grandes centros de educação especial do país.
Toda esta vida dedicada à sua comunidade foi o fruto primordial de um desejo incomum que nasceu nela e que contou com o apoio imprescindível de seu marido, e dos filhos que geraram para o mundo. Depois de cinco lindas filhas, saudáveis, de “marcolina” beleza, veio José Carlos, acometido de Síndrome de Down. Nasceu com ele o grande desafio de Zuila e de sua família, a inspiração e a força, não só para superar o desígnio, mas para gerar todos os impulsos que os levaram juntos a realizar o que foi possível e o quase impossível na direção da promoção humana, a que tanto se dedicaram. Hoje, aos 63 anos de idade, José Carlos é a testemunha viva, silenciosa e admirada por esse exemplo coletivo de superação. O grande, o imenso troféu da vida de Maria Zuila e Silva Moraes.
O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda, onde haverá missa às 16h e o sepultamento em seguida no mesmo local.

Nenhum comentário: