sábado, 25 de maio de 2013

As primeiras vereadoras de Juazeiro


As duas primeiras vereadoras da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte foram eleitas para o período legislativo 1948/1950, sendo elas Margarida Pereira de Lima, mais conhecida como Dona Guidinha, e Nely Sobreira que largou o mandato para se tornar freira. Isso aconteceu 20 anos após ter sido eleita a primeira vereadora do Brasil, Joana Cacilda Bessa, natural de Itaú, RN, eleita em 2 de setembro de 1928, no tempo em que  vereador era chamado de intendente.
Dona Guidinha foi uma das mais conhecidas parteiras desta cidade, no período de 1938 a 1963, quando deixou a cidade e passou a residir em São Paulo. Muitos juazeirenses que nasceram nesse período vieram ao mundo graças ao eficiente trabalho obstétrico da conhecida parteira, o editor deste portal foi um deles. Dona Guidinha foi depois reeleita para o período de 1951/1954.Ela nasceu na cidade de Triunfo, PE, tendo chegado a nossa cidade em 1915. Aqui casou-se, no ano de 1922, com o  militar Antônio Pereira do Nascimento, conhecido como Coronel Pereirinha, de cujo enlace matrimonial nasceu uma única filha, Teresinha de Jesus. Fez curso prático de obstetrícia em Fortaleza, concluindo-o em 1936. Depois, em 1938, retorna a Juazeiro onde passa a trabalhar como parteira. Mas também ensinou corte e costura. Era pessoa muito caridosa e benquista, fatores que contribuíram decisivamente para sua eleição à Câmara Municipal em dois sucessivos mandatos. 
Nely Sobreira pela  vontade do pai, seria política e por isso foi eleita vereadora, mas prevaleceu a vontade de Deus e ela tornou-se freira. Seu ingresso na vida religiosa ocorreu no dia 10 de janeiro de 1949, um ano após ter sido fundada em Juazeiro, sua terra natal, a Congregação das Irmãs de Jesus Crucificado. A partir daí começa uma nova etapa na vida dessa jovem juazeirense que tantos serviços tem prestado a Juazeiro, especialmente no atendimento às famílias carentes. Ela é diretora do Convento das irmãs e administra o Dispensário Nossa Senhora das Dores que mantém uma creche com atendimento a cerca de 600 crianças. O Dispensário  funcionou inicialmente na Rua São José, mas em 1972 foi transferido para o Sítio Limoeiro, que é a base de toda a sua benemérita ação assistencialista. Com a sua chegada, aquele aprazível local onde pontificou no passado o Padre Climério Macedo, experimentou sensível melhoramento. Ela criou a festa do Padroeiro São José, dinamizou as pastorais, construiu o Centro de Evangelização, a Casa Paroquial e o prédio onde funciona um posto policial. No Centro Social Madre Maria Vilac, no Bairro das Casas Populares, Irmã Nely desenvolve um extraordinário trabalho de ação social numa prova evidente de que está fazendo a vontade de Deus, pois ela nasceu mesmo foi para servir. 

Nenhum comentário: