quinta-feira, 7 de março de 2013

De volta a Juazeiro


Dr. Mardhen no momento em que me liberava
 para voltar a Juazeiro.
Estava aguardando o momento de retornar a Juazeiro, são e salvo, como se diz, para escrever este texto no qual faço algumas revelações sobre meu estado de saúde. Na verdade, não estava manifestando nenhum sinal de doença, e  as funções renais de meu único rim eram perfeitamente normais. Quando realizei os exames de rotina semestrais foi que se descobriu, através de uma ultrassonografia, que havia um nódulo (neoplasia) no rim. Meu Clínico Geral, Dr. Francisco Barbosa, resolveu solicitar uma tomografia computadorizada, pois com ela a confirmação seria mais precisa. Foi feita, e a confirmação ocorreu. Aconselhado por ele, procurei a UNI RIM, em Crato, para ouvir um parecer mais especializado feito por um nefrologista e um urologista. Dr. Venâncio (nefrologista) e Dr. Coutinho (urologista) viram a tomografia e em face da gravidade do caso (especialmente pelo fato de ter apenas um rim) sugeriram que procurasse um centro médico mais avançado. Optei por  Fortaleza, pois lá tinha muitos parentes, e partimos (eu e Neuma) no dia seguinte.
Quando o diagnóstico se confirmou, fui invadido inicialmente por uma grande decepção, pois jamais imaginara que um dia passaria por tal coisa, levando-se em conta o  meu histórico de cuidado com a saúde  e a vida regrada que sempre levei. Portanto, o choque foi grande e a reação inicial foi de desistir de qualquer tentativa de tratamento  e ficar “esperando a morte chegar”. Mas Neuma reagiu diferente; me encarou com muita determinação e foi dura: desistir coisa nenhuma! Nós vamos é cuidar logo disso. Tenho  fé em Deus, Nossa Senhora e Padre Cícero que você vai ficar bom. Você sempre foi um bom marido, bom pai, bom filho, sempre divulgou o Padre Cícero e não é agora que ele vai lhe abandonar. Deus viu o que você fez por seu irmão, doando um rim, e haverá de recuperar o que ficou. Acredite em mim, pois eu tenho muita fé!
Assim, ela também me convenceu e partimos com destino à salvação em Fortaleza. Minha cunhada, Analuce, conseguiu marcar uma consulta com seu urologista,  Dr. Mardhen Bezerra Araújo. Excelente médico, explicou a gravidade do caso, pediu uma angio TC e depois de recebido o resultado esclareceu: o caso era realmente complicado pelo fato de eu ter apenas um rim, todavia como a localização do nódulo era na parte inferior do rim, não afetando as funções renais (que são realizadas na região central), seria possível extrair a parte afetada e era de se esperar que depois o rim continuasse funcionando bem. Os demais órgãos estavam todos intactos. Em momento algum o médico falou na possibilidade de transplante renal e isso me entusiasmou, pois era o que mais temia. Como notei muita segurança em Dr. Mardhen e seu histórico médico era dos melhores, resolvi me submeter à cirurgia a qual foi marcada para o dia 21 de fevereiro de 2013. Até lá o clima foi de muita tensão, somente abrandado pela grande corrente de orações feita pelos familiares e amigos através de mensagens no facebook, e-mails e telefonemas. Muitas missas foram celebradas.  Todos torciam por mim e isso me encorajou bastante, mas, confesso, como até Jesus fraquejou na última hora (“Pai, afasta de mim este cálice”), o mesmo ocorreu comigo.
Quando o enfermeiro me levava para  o   Centro Cirúrgico, me deitei na maca e quando estava chegando à porta do mesmo, lúcido, encorajado, resoluto e resignado fechei os olhos, olhei para o  infinito e falei calado: Meus Deus, em suas mãos deposito a minha vida. Se precisar de mim na Eternidade, me leve; mas, se achar que ainda posso ser útil aqui na Terra, me salve!
Daí prá frente não vi mais nada.
Passaram-se quatro longas horas e quando abri os olhos vi que estava numa sala, tomando soro, com uma grande incisão no abdome e alguns aparelhos monitorando minhas funções. Não tive dúvida: NÃO ESTAVA NA ETERNIDADE! Portanto, Deus na sua grande bondade escolheu a segunda opção, e resolveu prolongar minha vida aqui na Terra. Foi feita a sua vontade e agora aqui estou para agradecer.
Muito obrigado, Senhor Deus, por ter acolhido as minhas preces e as da minha esposa, dos meus filhos, dos meus demais familiares e dos meus amigos. Antes de voltar, fiz novos exames, e deu tudo certo.
Era meu desejo agradecer pessoalmente a cada um de vocês que rezaram pela minha saúde, porém como isso é impossível, pois foram mais de 500 pessoas de Juazeiro e de outras cidades do Brasil e até do Exterior, então, peço permissão para fazê-lo aqui. Sou eternamente grato a todos, mas somente Deus é capaz de agradecer satisfatoriamente. Por isso, é através Dele que o faço.
MUITO OBRIGADO A TODOS, DE CORAÇÃO! 

Nenhum comentário: