domingo, 31 de março de 2013

PIONEIROS DE JUAZEIRO I: Mestre Pelúsio


Mestre Pelúsio em sua oficina
Pelúsio Correia de Macedo é uma figura importante na história de Juazeiro. Foi o primeiro telegrafista daqui, autor do Hino da Independência de Juazeiro, fundou a primeira escola de música da cidade, criou e dirigiu a primeira banda de música, fundou a primeira oficina mecânica e também foi fundador do Cine Iracema  (o segundo cinema de Juazeiro). Foi exímio construtor de  relógios  de  torre,   muitos dos  quais  ainda   hoje  existem,  como os instalados na Igreja de Nossa Senhora das Dores (hoje Santuário Basílica) e na Coluna da Hora  (Praça Padre Cícero), sendo que este era especial pois marcava até as fases da lua. Na Catedral de Petrolina (PE) e na Matriz de Jardim (CE) existem relógios construídos por ele. Também se destacou na fundição de sinos. Em muitas cidades do Cariri existem sinos construídos por ele. Mestre Pelúsio teve o privilégio de ter quatro dos seus filhos ordenados padres, entre os quais Monsenhor Macedo, que foi o segundo Vigário de Juazeiro. Mestre Pelúsio era pessoa da maior confiança do Padre Cícero e sua história precisa ser conhecida por todos os juazeirenses.
Segundo consta no livro Dados biográficos dos homenageados em logradouros públicos de Juazeiro do Norte, de Raimundo Araújo e Mário Bem Filho, Pelúsio Correia de Macedo nasceu no Sítio Pau Seco, então município de Barbalha, Ceará, atualmente município de Juazeiro do Norte, no dia 7 de abril de 1867. Era filho do Professor Semeão Correia de Macedo (segundo professor régio de Juazeiro) e de Rosa Amélia Parente Macedo. Através do Padre Cícero foi matriculado no Seminário do Crato. Casou-se com a Sra. Antônia de Sá Barreto Sampaio Correia, de cuja união nasceram dez filhos: Mons. Dr. Manuel Correia de Macedo, Cônego Simeão Correia de Macedo, Cônego José Correia de Macedo, Padre José Carlos, João Batista, Jeová, Moacir, Alísio, Alacoque e Estela. Faleceu no dia 1º  de maio de 1955, em Juazeiro do Norte, e encontra-se sepultado no cemitério do Perpétuo Socorro. Graças aos relevantes serviços prestados à cidade foi homenageado com nome de uma escola e uma rua.


No livro Padre Cícero, pessoas, fotos e fatos, de Walter Barbosa, há uma passagem muito interessante em que o autor explica como Mestre Pelúsio começou a construir relógios, a qual transcrevemos abaixo devido a sua importância histórica.
  
     “Certa vez, Padre Cícero mandou chamar à sua presença Mestre Pelúsio Correia de Macedo, pessoa da sua mais grata confiança e figura muito importante na história de Juazeiro. Ao vê-lo, disse Padre Cícero:
     – Seu camaradinha, eu lhe mandei chamar, para lhe propor um negócio. Juazeiro está crescendo, mas o seu crescimento não está sendo coordenado. Eu não disponho de tempo para realizar empreendimentos, a fim de dar condições de subsistência a esse povo. E é constrangido que vejo tudo isso acontecer. Não disponho de meios... Pensei, e cheguei à conclusão de que vou precisar do trabalho de uma porção de gente que pode me ajudar; por isso eu o escolhi.
     – Estou às ordens do senhor... Se achar que posso ser útil em alguma coisa...
     – Como não. Olha Pelúsio, é condoído que vejo essa criançada crescendo, sem ter um ofício. Já estou encaminhando uns para aprenderem a arte de sapateiro, pois é uma arte que sempre dá, todo mundo precisa andar calçado; outros, encaminhei para a ourivesaria, a fim de se tornarem bons artífices, e agora, desejo montar uma fábrica de relógios...
     – Meu padrinho, e onde vai ser essa fábrica?
     – Aqui em Juazeiro.
     – E onde o senhor vai mandar buscar os engenheiros para fazê-la funcionar?
     – Aqui em Juazeiro.
     – Em Juazeiro?
     – Sim, homem de Deus. O engenheiro que escolhi foi você. A fábrica vai ser dirigida pelo meu bom amigo e afilhado.
     – Mas, meu padrinho, eu nunca tive a menor noção de tal coisa.
     – Pelúsio, para você não há problema. Temos que montar essa fábrica de relógios monumentais, a fim de servir de escola ou aprendizado para uma parte dessa rapaziada.
     – Mas, meu padrinho, como é que eu posso fazer uma coisa que nunca fiz.
     – Fazendo a primeira vez. Olhe, vou mandar comprar um despertador. Quando esse chegar, você o desmonta, veja como funcionam as suas peças, estude-as. Depois você as montará. Quando isso acontecer, já se tem meio caminho andado para se implantar uma fábrica de relógios na nossa Juazeiro.
     – Mas meu padrinho, e como vou fabricar essas peças?
     – Seu camarada, você usa o mesmo processo dos ourives. Faz fundição em areia. Quanto às ligas dos metais, essas, os livros ensinam.
     Sentindo-se impotente para contestar os argumentos do Padre Cícero, não restou a Mestre Pelúsio outra alternativa, senão montar a tão sonhada fábrica de relógios idealizada pelo Padre Cícero. E ela foi montada. E dela saíram muitos relógios que ainda hoje se encontram em funcionamento em várias cidades da Região, como o que foi instalado na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Um magnífico e singular relógio que marcava inclusive as fases da lua.”  

NOTA DO EDITOR: Muita muita gente ainda não se deu conta, mas no dia 23 de julho de 2014 a cidade de Juazeiro do Norte completará cem anos de criação. Para enaltecer este grande evento, o Portal de Juazeiro inicia a partir de hoje uma série intitulada PIONEIROS DE JUAZEIRO na qual serão enfocados personagens que foram pioneiras nesta cidade. 

Nenhum comentário: