sábado, 21 de julho de 2012

Vocação para crescer


Atualmente uma cidade é criada por simples decreto. São milhares por este Brasil afora, mas pouquíssimas conseguem a autossuficiência e o progresso. Já no caso de Juazeiro do Norte, desde o seu nascimento como pequena vila de Crato, sempre possuiu a vocação para crescer. Naquela época seu comércio já superava a sede do município. Então seus habitantes, convictos de seu potencial e embasados pelos ensinamentos do padre conselheiro, lutaram e conquistaram a emancipação.
E foi sempre com o oratório na sala, aliado à oficina no quintal, que Juazeiro do Norte em apenas 101 anos agigantou-se e se tornou metrópole regional. A vocação para crescer não cessa. Seus filhos já nascem com espírito empreendedor e progressista. Nós não aceitamos nossa cidade parar.
Se a economia não vai bem, procuramos outra opção de crescimento e lutamos por ela. E foi assim, a partir da instalação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, que superamos alguns anos de vacas magras. A faculdade foi presente de um grande juazeirense, Almirante Ernani Aboim.
A aposta no ensino universitário deu certo. Dezenas de cursos foram instalados posteriormente. Com eles surgiu um novo público consumidor. Como resultado, vive-se um crescimento sem igual: prédios sobem ao céu, bairros inteiros surgem a todo momento, modernos shoppings são construídos, marcas famosas antes vistas somente nas capitais hoje fazem parte de nosso cotidiano.
Brevemente teremos a instalação da Universidade Federal do Cariri, fruto do empenho de outro ilustre juazeirense, Prof. Jesualdo Farias. Esperemos por mais progresso! E é assim que Juazeiro do Norte cresce: sempre pelo esforço de seus filhos, sejam legítimos ou adotivos, ricos ou pobres, famosos ou anônimos, residentes aqui ou em outras cidades.
E mesmo com tanto crescimento, Juazeiro do Norte não perde sua simplicidade. Não perde a sua magia a qual atrai tantos romeiros todos os anos. É um clima de religiosidade espalhado pelos quatro cantos da cidade quase inexplicável. Só conhece quem vivencia. E quando se vivencia, o encantamento acontece!
Claro que um grande crescimento em curtíssimo tempo acarreta alguns problemas. Precisamos de ruas mais largas e novas avenidas, falta saneamento básico, o aeroporto ainda é acanhado em comparação à sua intensa movimentação, isto só para citar alguns. E neste ano de 2012 mais uma vez sua população viverá um momento decisivo. Escolheremos o próximo governante. Todos ansiamos por alguém que consiga aliar o empreendorismo privado com uma boa gestão pública. Ansiamos porque amamos esta cidade. Cidade romeira e de gente guerreira.
Parabéns Juazeiro do Norte por seus 101 anos de emancipação política!

Dr. Paulo Leonardo Celestino
Cirurgião-dentista

Nenhum comentário: