sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Irmandade Secreta do Boi Santo no CCBNB


A IRMANDADE SECRETA DO BOI SANTO  estará em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri dias 04, 11 e 18 de agosto de 2012. A peça já esteve em cartaz em Fortaleza no mês de junho e participou do Zona de Transição, na mostra Inéditos e Dispersos do Festival Internacional de Artes Cênica no teatro José de Alencar.
O trabalho reflete sobre as formações sociais com os índios cariris, a chegada dos portugueses e o povo africano que foi compondo a formação miscigenada com suas crenças sincréticas e manifestações artísticas variadas. O boi mansinho do Padre Cícero, presente na Irmandade do caldeirão do beato José Lourenço é um elemento sagrado que surge para suprir significações de uma crença do povo miscigenado e que teve suas práticas religiosas sempre como resistência e afirmação da identidade. O milagre das hóstias que se transformaram em sangue e que ganhou proporções imagináveis quando o catolicismo popular aderiu, e passou a ter significados variados sob a ótica dos nordestinos romeiros que em sua maioria são caboclos sincréticos descendentes dos escravos vitimas de uma imposição oficial religiosa durante o Brasil Império. Em cada parte desse imenso Brasil temos o negro, o índio e o branco e suas relações de sincretismo, esse espetáculo fala disso.

IRMANDADE SECRETA DO BOI SANTO É a cultura sincrética brasileira, um diálogo que aproxima o que sempre foi distanciado pelo etnocentrismo; buscamos um exercício de alteridade que possibilite redescobrir nossas raízes ancestrais e interagir com elas. Milagre da Beata Maria de Araújo, Boi Santo do Beato José Lourenço, Mãe D'água dos Indios Kariris e Irmandade Secreta Dos Pretos Velhos.

Ficha Técnica:
JOSÉ ANDRÉ DE ANDRADE
ATOR
Historiador, professor, produtor cultural, poeta e contista. Juazeirense. Formado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especializado em Docência Superior pela Faculdade Kurios. Produtor teatral e ator. Produtor do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri desde sua fundação no Juazeiro, onde criou o programa Hora do Recreio, É também gerente de cultura popular da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. Além de professor, tem experiência em Educação, com ênfase em teatro e pesquisas no campo da história da cultura popular,com registro no SATED/CE têm atuado nas artes cênicas cearenses desde 1995 participando de várias montagens.

ASSISLAN RODRIGUES DE PAIVA
TECNICO DE SOM
Ator, diretor e produtor cultural criador do PERFOEMA estilo performático que integra música, poesia e performance teatral, engajado no teatro cearense desde 1990.
MANO DAMASCENO
TECNICO DE LUZ
Ator, Diretor e fundador da Cia. ONG Desabafo com vários trabalhos e montagens teatrais, realiza concepção de cenografia, iluminação e figurino e para várias montagens do teatro cearense.

Nenhum comentário: