quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Santana renova comodato com a ASFACON prometendo futura doação do prédio

    O prefeito Manoel Santana não apenas assinou o contrato de renovação do comodato por mais 20 anos do prédio da ASFACON (Associação dos Fabricantes de Confecções) como prometeu doar o prédio ainda na sua gestão. Por isso ganhou aplausos durante a solenidade que reuniu mais de 100 confeccionistas na tarde desta quinta-feira na central que funciona em um imóvel por trás da prefeitura. São 32 boxes num espaço destinado à fabricação e comercialização dos produtos, sendo a maioria peças feminina.
    Segundo a presidente da ASFACON cerca de 50 pessoas passam por dia na central da entidade, sendo a maioria para vendas no atacado se destacando as sacoleiras. Todavia, a produção já se estende por estados do Norte e Nordeste do país. Ali já funcionou uma escola profissionalizante, mas a ausência de espaços motivou parcerias e os cursos são promovidos em parcerias com o Sebrae e SENAI. Entretanto, segundo ela, os alunos voltam para se profissionalizarem na central da associação.
     Uma delas é Jéssica de Lima Nonato, de 19 anos, que reside no Sítio Pau Seco na zona rural de Juazeiro do Norte. Os primeiros passos foram no projeto a Grande Chance para se aprimorar na ASFACON e, hoje, faz nova capacitação no SENAI, mas já repassa seus conhecimentos a algumas pessoas. Ela vai, inclusive, participar de uma olimpíada nacional de costureiras. Esse crescimento da entidade é apontado ainda pela presidente na criação de indústrias de confecções em fundos de quintais.
     O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, comparou o exemplo da ASFACON como o lema de Padre Cícero que era de oração e trabalho. “Isso aqui representa o valor do trabalho que ajuda na dinamização da economia de Juazeiro”, complementou. Ele é filho da presidente Maria da Paz e disse conhecer de perto a história de trabalho das costureiras a exemplo de sua mãe. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: