quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Coleção de livros do Centenário em várias bibliotecas do Brasil e exterior

      A distribuição criteriosa da chamada Coleção do Centenário já fez os livros chegarem a muitas instituições de ensino e bibliotecas de vários lugares do Brasil e exterior. São 20 livros, entre inéditos e reedições, lançados por ocasião das festividades alusivas aos 100 anos de Juazeiro do Norte. Eles narram fatos relacionados com a história do município e seu fundador o Padre Cícero Romão Batista.
       Pelas mãos do pesquisador e escritor norte-americano, Ralph Della Cava, as obras chegaram em quatro instituições dos Estados Unidos. Os livros se encontram na Biblioteca da Universidade de Colúmbia e Pública de New York, Biblioteca do Congresso Americano em Washington e Biblioteca da Universidade da Flórida. Já a professora e historiadora, Candace Slater, fez a coleção chegar a Biblioteca da Universidade de San Francisco na Califórnia (EUA). Outras 200 coleções, representando quatro mil livros, são entregues pelo Banco do Nordeste, que foi parceiro na iniciativa.
      De acordo com o Secretário de Turismo e Romarias e Coordenador Executivo da Comissão do Centenário, José Carlos do Santos, os livros estão chegando a bibliotecas de universidades de todo o Brasil, a partir do Cariri cearense, e ficando à disposição de pesquisadores. A repercussão da coleção é tão positiva que o BNB determinou a impressão de mais 20 mil livros para serem lançados e relançados nos meses de março e julho quando termina a festa pelos 100 anos de Juazeiro. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: