terça-feira, 12 de julho de 2022

INAUGURAÇÃO DOS MONUMENTOS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, PADRE CÍCERO E MONSENHOR MURILO na Praça Padre Cicero no proximo dia 20 de julho

INAUGURAÇÃO DOS MONUMENTOS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, PADRE CÍCERO E MONSENHOR MURILO.

essas imagens são apenas ilustrativas
DIA: 20/07

LOCAL: Praça Padre Cícero
HORA: 17h00

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, criará um espaço de memória, dando visibilidade aos personagens históricos do município.
Será um “Ponto Turístico” para a população e os milhares de romeiros e romeiras visitantes. Esse monumento reverencia
a Beata Maria de Araújo e o Padre Cícero Romão Batista que são os protagonistas do milagre da hóstia, o evento mais importante que deu origem e fundamento para a emancipação política de Juazeiro do Norte; e Monsenhor Murilo conduziu as romarias, ajudou a consolidar o desejo do Padre Cícero, que pediu para que os romeiros e romeiras continuassem a visitar o Juazeiro, mesmo depois de sua morte, Monsenhor Murilo acolheu por gerações romeiros e romeiras, manteve a tradição.
Esses três personagens contribuíram grandemente com Juazeiro do Norte e merecem essa justa homenagem.
A Beata Maria de Araújo, Monsenhor Murilo e Padre Cícero, fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural, precisamos reconhecer outros beatos e beatas que também fazem parte do nosso patrimônio. Independente da questão religiosa da igreja, ou religiosidade popular, o que se pretende é reconhecer o caráter histórico cultural e o valor patrimonial dos personagens históricos.

No atual momento acontece esse fenômeno social em busca de justiça para a Beata Maria de Araújo, o Movimento de Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo que reúne artistas, pesquisadores e estudantes. A defesa é que “o tempo do silêncio acabou” e através de caminhadas, manifestações públicas e eventos acadêmicos, questionam a sociedade, igreja e as instituições sobre a memória da Beata Maria de Araújo.

Precisamos recolocar a Beata Maria de Araújo na história, construindo com a coletividade o seu valor patrimonial e subsidiariamente fortalecendo iniciativas para o resgate também do patrimônio material, como o túmulo da Beata Maria de Araújo, que precisa ser reconstruído, a casa onde ela morou precisa ser um espaço de memória e a necessidade de um museu ou memorial que reúna os artefatos dessa história da Beata Maria de Araújo e o milagre do Juazeiro.

Esse novo monumento na Praça Padre Cícero ajudará a recontar a história da Beata Maria de Araújo, silenciada por tanto tempo. Consolidará a memória do Padre Cícero que tanto fez. Fará jus ao trabalho pastoral do Monsenhor Murilo que foi dar continuidade e manter a tradição das romarias.

texto de JOSÈ ANDRÈ DE ANDRADE

Nenhum comentário: