sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Cultura do Cariri em Luto. Faleceu Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto

Faleceu o Sr. RAIMUNDO ANICETO, na noite de quinta-feira 15/10 20, no Hospital São Camilo na cidade do Crato- Ce. Ele foi vítima do COVID -19 , e outras comorbidades, como um avc que tinha sido acometido há 5 anos . O Mestre Raimundo com 86 anos, foi integrante da 2ª formação da banda Cabaçal IRMÃOS ANICETO.

Artesão, brincante , cultura viva, dançarino performático, sempre será : Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto que desde 2004 foi reconhecido pelo Governo do Estado como Mestre de Cultura , deixa um grande legado pra cultura caririense , do estado e do país.

A oralidade, os passos de dança, os laços familiares, acompanhando a musicalidade impar é ponto forte na banda e  também resultado das tradições ancestrais herdadas das origens dos indígenas Kariris. Em 2015 o grupo completou 200 anos de história , que vem desde o avô de Raimundo e depois de seu pai  Zé Aniceto . Com sua taboca cria seu "pífe" e outros instrumentos  que deslumbram o mundo em suas várias apresentações nacionais e internacionais.

Mestre Raimundo era o segundo pifeiro do grupo e em 2015 com o falecimento do  irmão Antonio assumiu a liderança do grupo e de 1º tocador. 

Agora Mestre Raimundo toca novamente seu pife junto ao Mestre Antônio. Nossa reverencia ao Mestre .


olhando para o alto o Mestre Raimundo chega para se unir aos demais que passaram a eternidade



em 2006 em Juazeiro 





imagem de Pachely Jamacaru 






Nenhum comentário: