segunda-feira, 26 de outubro de 2020

PALCO DA NOSSA HISTÓRIA - UMA DAS MAIS BELAS VISTAS DO JUAZEIRO NA CAPELA SÃO JOÃO BATISTA

Conheçam.  Todo segundo  segundo e quarto domingo de cada mês as 17 horas acontece a Missa na Capela de São João Bosco  no bairro do Horto.

No dia 02 de novembro , dia de finados haverá missa as 17horas .


 Uma das mais belas vistas do Juazeiro 



PALCO DA NOSSA HISTÓRIA 

ao lado da capela, aqui ainda se preserva um pouco da Vala da guerra de 14 -conhecido como "Circulo da Mãe de Deus", umas das estratégias que mais deram certo na Guerra de 1914, foi cercar a cidade com trincheiras para combate com as tropas Rabelistas.
" O grande fosso, de nove quilômetros de extensão, com oito metros de largura e em alguns locais com até cinco metros de profundidade, ficou praticamente pronto ao fim do sexto dia de trabalho. A malha central do Juazeiro estava protegida pela trincheira, que serpenteava terreno adentro até alcançar a serra do Catolé. Em volta da casa do padre, no alto da colina, erguia-se uma poderosa muralha de pedra. Era, sem dúvida, uma obra engenhosa, extraordinária do ponto de vista da engenharia militar, principalmente se levados em conta o tempo exíguo e as ferramentas precárias com que foi construída.

Cícero abençoou o grande valado e resolveu batizá-lo com um nome que fizesse jus à fé com que fora edificado. Aquele não era apenas um fosso descomunal e uma imensa trincheira, que passara a envolver defensivamente o Juazeiro.

Era, nomeou Cícero, o 'Círculo da Mãe de Deus'."

...Quando levaram a Cícero a notícia de que as tropas estaduais haviam dado meia-volta sem que fosse registrada nenhuma morte entre os combatentes do Juazeiro, o padre levantou as mãos para o céu em sinal de agradecimento. Nosso Senhor Jesus Cristo olhara por eles, expôs. O Círculo da Mãe de Deus resguardara os bons dos ímpios, os fracos dos fortes, os oprimidos dos opressores, concluiu."

Trechos extraidos do  livro  
Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão de Lira Neto  (Companhia das Letras, 2009).



Nenhum comentário: