sexta-feira, 6 de março de 2020

Seminário São José do Crato completa 145 anos de fundação

fotografia Adeildo de Souza 



Por Redação /Adeildo de Souza 

No dia 07 de Março de 2020, o Seminário São José de Crato, completa 145 anos de fundação. O edifício de belíssima arquitetura simboliza o início da formação sócio-religiosa e cultural cratense. 

Foi fundado em 07 de Março de 1875, pelo 1º bispo do Ceará, Dom Luiz Antônio dos Santos. Inicialmente, funcionou em um barracão de palha, conhecido como "Seminarinho", que ficava localizado ao lado esquerdo do atual prédio.

Sua edificação foi um presente de Dom Luiz para o Crato, em retribuição ao povo desta cidade, por tê-lo ajudado na construção do Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi também, um pedido do recém-ordenado Padre Cícero Romão Batista, que constantemente trocava correspondências e recebia orientações do então bispo.

Fotografia: Acervo DHPG 



A direção do seminário coube aos padres lazaristas Lourenço Vicente Enrile (Francês) e Luiz Gonzaga Boavida (Português), que além de reitores, foram cofundadores do edifício religioso.O educandário ficou fechado durante alguns anos após sua edificação, devido a terrível seca que assolou o Ceará em 1877.


Em 1922, o local voltou a funcionar, destacando-se como o primeiro estabelecimento de ensino secundário do interior do Nordeste, servindo a cidade do Crato e estados vizinhos. O Seminário São José está situado no bairro mais populoso do Crato, que também foi batizado com seu nome (antes disso, o bairro se chamou Alto do Granjeiro e posteriormente, Alto da Matança). Sua festa de padroeiro (São José), que ocorre anualmente no mês de Março, está entre as 03 principais celebradas na cidade.

fonte: www.www.paporetocariri.com.br/2020/03/seminario-sao-jose-do-crato- 
Há toda uma programação alusiva ao Seminário e a já tradicional Festa de São José 


Essa é a programação para o dia 07 de março 



Nenhum comentário: