sábado, 7 de março de 2020

Padre Cicero é homenageado dentro da Programação dos 145 anos do Seminário São José

Padre Cicero , " filho do Crato, Pai do Juazeiro"  é homenageado  dentro da Programação dos 145 anos do Seminário, que conta sua história através da exposição dos 150 anos de Sacerdócio do Padre Cicero. A palestrante  Irmã Annette Dumoulin  falou sobre o Padre Cicero como Modelo de Sacerdote para uma Igreja em Saída .


Padre Cicero segura a mão da irmã Annette e a conduz com seus romeiros 

A programação de hoje foi assim conduzida :

A Abertura da Exposição do 150 anos de Sacerdócio do Padre Cicero consta com mais de 60 banners que contam toda a trajetória do Padre Cicero  e está exposta nas colunas do Seminário São José. Uma riquíssima pesquisa realizada através do acervo do Professor Daniel Walker ( in memoriam) e Renato Casimiro que orientou os trabalhos , além da equipe formada pelo professor Renato Dantas, da professora  Pautilia Ferraz, Rozélia Costa e  Cicero Manoel da imprensa paroquial e os Padres Cicero José e Francisco Roserlandio, onde por meses a equipe se debruçou para a escolha e catalogação de todo material.que orientou os trabalhos , além ainda da equipe formada pelo professor Renato Dantas, da professora  Pautilia Ferraz, Rozélia Costa e  Cicero Manoel da imprensa paroquial e os Padres Cicero José e Francisco Roserlandio, onde por meses a equipe se debruçou para a escolha e catalogação de todo material.






A beleza da arquitetura do Seminário abraça em suas colunas a história de um grande filho da cidade. 


Após houve a rica palestra da Irmã Annette Dumoulin que com seu carisma encanta toda a plenária presente onde bispo, padres, seminaristas , estudiosos, entre outros se fizeram presentes para ouvir sobre o " Padre Cicero como Modelo de Sacerdote para uma igreja em Saída" . É sempre um momento impar ouvir a irmã Annette com sua voz, trazendo a tona um aprendizado que tem no seu cotidiano com o romeiro, e que, junto a irmã Ana Tereza , já falecida, enfrentou s desafios do aprendizado de " ser  do Nordeste"  com todas as suas contradições. 





Padre Cicero era e é da vanguarda, porque entendeu muito cedo o papel da igreja na realidade do sertão de homens famintos e descalços, mas tementes e trabalhadores, fervorosos e irmãos. Ter atenção ao romeiro é uma atitude de respeito, de grande aprendizado e  encerra com as palavras de mestre Noza : _ Quem é Padre Cicero para o Senhor. Mestre Noza respondeu  : " Quando Jesus nasceu , o Brasil não tinha sido descoberto, e  ELE não sabia falar nossa língua e ELE pediu ao Padre Cicero que falasse a nossa língua pra nos ensinar a BOA NOVA.



Nenhum comentário: