terça-feira, 10 de março de 2020

POUSADA SOCIAL DR FRANCISCO MOREIRA DE OLIVEIRA será inaugurada dia 13 de março


A POUSADA SOCIAL DR FRANCISCO MOREIRA DE OLIVEIRA é um equipamento da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte de Apoio Social para atender pessoas em situação de rua e será inaugurada próximo dia 13 de março. Juazeiro é a primeira cidade do interior cearense que disporá de tal equipamento e funcionará na Rua São José ,esquina com a Rua Conceição no Bairro Centro.




Trata-se de um serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade que se destina ao acolhimento de pessoas com idade acima de 18 anos, com vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos; encaminhados pelo Centro POP que funcionará com atendimento integrado, já que o Centro Pop funciona próximo e é um equipamento que já conta com uma equipe psico-sócio-jurídico com assistente social, advogado, psicólogo e educacional com pedagogo.





A capacidade instalada é de 20 (vinte) pessoas diariamente, sendo 15 do sexo masculino e 05 do sexo feminino. O oferecimento deste serviço proporciona ao usuário o acolhimento no que refere aos cuidados básicos de higiene pessoal, alimentação, pernoite, acompanhamento especializado a condição muitas vezes debilitada pela ausência de saúde física/emocional, associada ao uso/abuso de álcool e outras drogas e a sua condição geral de vida na rua.





Várias instituições governamentais e não governamentais servirão de referência e contra referência para um trabalho interdisciplinar nas áreas de saúde ( UPA, UBS, CAPS AD)  Hospitais locais , Abrigos, CRAS, CREAS - Comunidades Terapêuticas,  além de acesso a Projetos de inclusão produtiva observando profissionalização anterior e capacitações , engajamento em programas educacionais como alfabetização, entre outros, como possível encaminhamentos para mercado de trabalho e ressocialização no sentido de rever e fortalecer vínculos familiares.


Considerando a história de Juazeiro como uma cidade que atrai muitos romeiros, turistas, pesquisadores e outros que decidem aqui permanecer, mesmo que, muitas vezes tenham a rua como teto, é neste contexto de uma cidade sendo polo comercial, universitário, calçadista, entre outros interesses, que várias  pessoas se sentem atraídas e sobrevivem ou subvivem da caridade alheia, muitas vezes vencidas pelo vício.



Dentre os objetivos, será realizado o acolhimento de forma emergencial e temporária à essas pessoas, promovendo o acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas, contribuindo com o restabelecimento dos vínculos familiares e sociais, concomitante ao acesso de ações de inclusão produtiva para fortalecer a autonomia e independência financeira e possível saída da situação de rua.




A Pousada Social recebe o nome de Dr. Francisco Moreira de Oliveira
DADOS BIOGRÁFICOS DE DR. FRANCISCO MOREIRA DE OLIVEIRA
Nasceu em 15 de junho de 1935 em Juazeiro do Norte, filho de Pedro José de Oliveira e Maria Moreira de Oliveira. Por um lapso, foi registrado como filho natural de Lavras da mangabeira, porém mais tarde através da Resolução nº78 de 30 de agosto de 1984 foi agraciado pela Câmara Municipal com o título honorífico de Cidadão Juazeirense.


Esteve casado 60 anos com Cícera Lopes Oliveira com quem teve 8 filhos, 23 netos e 6 bisnetos.  Em 30 /09/2018 faleceu aos 83 anos.
O cidadão Dr. Francisco Moreira era técnico de contabilidade, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Ceará e também Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba.

Profissionalmente trabalhou por quase duas décadas na Aliança de Ouro; sócio no armazém Moreira; como técnico de contabilidade assumiu as funções de Chefe regional da CAGECE; foi professor no Grêmio Mons. Juviniano Barreto, Colégio Polivalente, Centro Educacional Moreira de Souza e ainda professor de alfabetização de adultos. Encerrou sua vida profissional desenvolvendo brilhantemente suas funções como advogado.

Participou ativamente na nossa sociedade como : Presidente interino e secretário da Associação Comercial de Juazeiro do Norte; assumiu no Rotary Clube os cargos de  presidente, secretário, tesoureiro, diretor; tesoureiro da APAE; interventor , secretário e presidente do Treze Atlético Clube; diretor da União contabilista Juazeirense; tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil OAB; Conselheiro do Juizado de Menores de Juazeiro; Membro do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) ; e membro fundador da Câmera Junior CAJUNIOR, membro da Maçonaria e membro da Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiros AFAJ.
É por tão rica vivência e influencia que exerceu na nossa cidade, que hoje a POUSADA SOCIAL pereniza o nome de Dr. FRANCISCO MOREIRA DE OLIVEIRA neste equipamento.




Nenhum comentário: