sábado, 21 de julho de 2018

Memorial Padre Cícero comemora 30 anos de fundação

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, comemorou nesta sexta-feira (20) o aniversário de 30 anos da Fundação Memorial Padre Cícero. O evento fez parte da programação da Semana do Município, que celebra os 107 anos de sua emancipação política do Município. O vice-prefeito Giovanni Sampaio esteve representando o Prefeito Municipal, Arnon Bezerra.
A comemoração contou com apresentação da Banda de Música Municipal, seguida da fala das autoridades e homenagens ao ex-prefeito de Juazeiro do Norte e idealizador do Memorial Padre Cícero, Manoel Salviano Sobrinho, além de homenagens a ex-funcionários e descerramento da placa comemorativa.
Salviano relembrou a história da construção do local e frisou sua importância, tanto para a preservação da memória do Padre Cícero, quanto para a realização de grandes eventos políticos, acadêmicos e culturais. “Tivemos a felicidade de construir essa obra em homenagem ao fundador de Juazeiro, preservando a história e a vida de quem construiu essa cidade”, disse. Na ocasião, foi destacado o projeto futurista do memorial, inspirado no Memorial JK, em Brasília.
O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, ressaltou o trabalho de preservação e catalogação que tem sido feito pela equipe do Memorial, no intuito de conservar o patrimônio. Renato citou ainda que o prédio passou por adequações estruturais, e que uma reforma maior para remodernização do equipamento está sendo planejada.
Na ocasião, foi feito o lançamento do livro e do documentário “Padre Cicero, o filme”, produzido pelo escritor Raymundo NetMemorial Padrecícero comemora 30 anos de fundaçãoto, acerca do longa metragem “Padre Cícero: os milagres de Juazeiro”, dirigido por Helder Martins. A exibição do documentário foi seguida de debate com o pesquisador Renato Casimiro e o cineasta, Valmir Paiva. À noite, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri, foi exibido o longa “Padre Cícero: os milagres de Juazeiro”, seguido de nova rodada de debates.

Comemorações continuam
A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, disse que este momento foi apenas o início das comemorações, que vão se estender por um ano. Já no mês de agosto, por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio, acontecerá o seminário “Repensando a Fundação Memorial Padre Cícero”, que terá como objetivo debater o futuro do Memorial pelos próximos 30 anos. “Nesse Seminário a gente tem programado também algumas exposições temporárias, debates e filmes”, afirmou Cristina. Durante o seminário será lançado um livro sobre os 30 anos do Memorial.

Nenhum comentário: