sexta-feira, 6 de julho de 2018

Juazeiro de luto: faleceu Irmã Nely Sobreira

Faleceu hoje à tarde, no Hospital São Vicente de Barbalha, onde estava desde quinta-feira da semana passada, Irmã Nely Sobreira, aos 92 anos de idade e 69 de vida religiosa. O velório está sendo realizado na Igreja do Limoeiro e o sepultamento será sábado (07), às 16 h, no mesmo local, logo após a celebração da missa de corpo presente. Era seu desejo ser sepultada na igreja onde já repousa o Cônego Climério. O local não poderia ser mais adequado, pois Irmã Nely é ícone do Bairro Limoeiro pelo edificante trabalho social que nele realizou. 
BIOGRAFIA
Maria Nely Sobreira da Silveira - Irmã Nely - Nasceu no sítio Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no dia 14 de agosto de 1925. É filha de  João Alexandre da Silveira e Cecilia Gonçalves Sobreira, ambos falecidos. Nely iniciou seus estudos numa escola particular do sitio Brejo Seco, no ano de 1932, sendo sua primeira professora, a saudosa Carolina Moreira Dias. Em 10 de dezembro de 1946, recebeu na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, o diploma de professora. Em 1° de Janeiro de 1947, foi convidada pela Profa. Amália Xavier de Oliveira para integrar no quadro de professores da mencionada escola. Com a realização das eleições do ano de 1947, foi eleita Vereadora pelo Partido Social Democrático (PSD) para o triênio 1948-1949-1950. Entretanto, não chegou a concluir o mandato que o povo lhe outorgou, pois em 1° de julho de 1948, quando da inauguração do Dispensário Nossa Senhora das Dores, apresentou-se como candidata a Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Neste mesmo dia comunicou ao seu irmão Jose Sobreira da Silveira e a sua mãe, sua decisão de ingressar naquela Ordem. O que efetivamente aconteceu no dia 1° de julho de 1949.
Em 10 de julho do referido ano, viajou para Campinas, São Paulo, em companhia do Mons. Dr. Manuel Correia de Macedo e de outras postulantes. No dia 15 de setembro de 1949, recebe o hábito de noviça. E no dia 15 de setembro de 1951, retorna a cidade de Juazeiro do Norte, já como Irma Nely, onde é recebida carinhosamente por sua família, quando passa a residir no Dispensário Nossa Senhora das Dores, onde permanece ate hoje.
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março de 1997, recebeu no Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, uma placa de prata em sua homenagem.
Aos 31 de dezembro de 1998,  Irmã Nely comemorou 50 anos de dedicação  ao Evangelho, e a Irmandade de Jesus Crucificado. Ela fez um belíssimo trabalho social à frente do Dispensário Nossa Senhora das Dores. Seu trabalho ainda se estende às famílias carentes do Bairro Limoeiro, num verdadeiro testemunho evangélico.
Ela é uma das estrelas da constelação juazeirense. E um astro humano em movimento no tempo e no espaço. Por isso é merecedora das mais justas homenagens de Juazeiro pelo seu edificante e abnegado trabalho em prol das famílias carentes do Bairro do  Limoeiro. (Raimundo Araújo)

COMENTÁRIOS:
Pedro Ferreira Barros Barros: Grande mulher e obreira de Deus; que Ele a acolha em seus braços!
Davi Grangeiro Filho: Minhas condolências à família Sobreira. Mais uma santa no céu rogando por nós. Ir. Nely dê lembranças a pe. Murilo e Quininha. Estou com passagem reservada, logo nos veremos.
Regina Helena Rezende: Ela foi contemporânea de minha amada mãe Neide Pereira que já está no céu; que Deus acolha esta grande mulher
Gonçalo Beserra Neto Beserra: Neto Grande benfeitora,coração de ouro. Perda enorme!
Maria Geneceuda: Foi minha diretora no Mons. Macedo
Rita Leandro: Grande mulher e exemplo de pessoa.
Que Deus a receba em seus braços.
Cristiano Silva Felipe: Tia Neli que Deus a receba de braços abertos, e de o consolo terreno a nossa família e amigos, descanse em paz
Barbara Menezes: A melhor pessoa que conheci.Viveu para ajudar os pobres.
Celia Viana: Conheci  irmã Nely, meu pai sargento Vieira era amigo dela.
Ilsa Correia Ribeiro: Grande benfeitora....Descanse em paz Irmã Nely Sobreira...
Fatima Ribeiro: Um grande coração. Que Deus a receba de braços abertos. Meus sentimentos aos familiares.
Francisca Cordeiro: Irmã Nely . Obrigado pela grande importância Que a senhora teve na minha vida
Cristiano Silva Felipe: Ela tinha um zelo imenso por essa igreja e por todos os paroquianos que ali se instalaram com os anos ao redor da capelinha hoje paróquia dando origem ao bairro limoeiro
Joao Fernandes: Grande Mulher, determinada, destemida, guerreira e acima de tudo, comprometida com a missão que abraçou: “Servir à Deus, na pessoa do irmão necessitado!” Que tenha o lugar merecido no reino dos céus e que Deus conforte à família e aos amigos!!!
Terezinha Clemente: Deus a tenha em bom lugar, meus sentimentos à toda família.
Francisco Neri Filho Neri: Leio com pesar essa notícia, Daniel. Mas ela teve um destino abençoado, viveu sempre na terra em que nasceu praticando boas obras e sua alma certamente terá um bom lugar junto ao Criador... A Sílmia e à minha sobrinha-neta Carolina - as duas parentas mais próximas e ligadas pela afeição à extinta -, envio as mais sinceras condolências, bem como à Ordem de Jesus Crucificado...
Fatima Macedo Machado: Uma grande perda!!! Irmã Nely foi uma grande defensora e benfeitora de nossa cidade!! Deus a receba no Céu!!!
Antero Neto Silva: Uma vida inteira de benefício aos outros.
Rosa Luna: Eternas saudades Deus estar em festa no céu com a chegada da Irmã Nely meus sentimentos a todos da familía.
Dolores Azevedo:Foi muito especial minha vida.












Nenhum comentário: