quinta-feira, 3 de agosto de 2017

I Festa do Livro acontece dias 10 e 11 e destaca Juazeiro do Norte no cenário literário do interior do Estado

Juazeiro do Norte se prepara para um dos maiores eventos destinados à promoção do conhecimento, com a I Festa do Livro (I Flijuno), que acontece nos dias 10 e 11 de agosto, com a participação de 45 expositores 22 lançamentos literários e diversas apresentações culturais. O evento será promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, com diversas parcerias com instituições de ensino superior da região, além de editoras, sebos, e empresas privadas. A festa literária terá abertura às 8 horas, no Memorial Padre Cícero.

No seu primeiro ano de realização, o festival homenageia o escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa. Na abertura acontece apresentação artística com texto do escritor, O Louco e o Padre Cícero. Em seguida, será realizada mesa redonda sobre a temática Novos Olhares: Leituras e Culturas, com a professores Zuleide Fernandes, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ao meio-dia, acontece palestra com o editor da Imeph, Joaquim Capistrano Neto, sobre Literatura de Cordel, Repentes e Interdisciplinaridades. A programação segue até às 19h30 e pode ser acessada no site da prefeitura pelo: www.juazeiro.ce.gov.br.

Homenagem

Este ano, inaugurando um novo momento e focando a valorização nos escritores da região, será homenageado o escritor e jornalista, Geraldo Menezes Barbosa, um dos nomes que projetou a literatura da região e do Município, além de ser um dos propulsores da história de Juazeiro do Norte e do Padre Cícero Romão Batista, e um dos contemporâneos do sacerdote fundador do Município. Também cronista, o escritor tem centenas de artigos e crônicas publicados em jornais do Estado, região e de Juazeiro do Norte, além de participar de programas radiofônicos.

Segundo o coordenado geral do evento, o Professor Djailson Ricardo Malheiro, técnico da Secretaria de Educação, o projeto tem o objetivo de disseminar o interesse pelo livro e a leitura, e traz importantes aspectos que acompanham o evento, que só vêm valorizar ainda mais a importância dessa viagem em busca do conhecimento. Para ele, é de essencial interesse da Educação tornar o universo da leitura atrativo.

A cada hora um novo lançamento

Ele ainda afirma que este ano, como parte das atrações, os visitantes terão a oportunidade de aproveitar os eventos culturais que estarão acontecendo paralelo às palestras. A cada hora haverá um lançamento literário, e serão montados dois palcos no local do evento, onde estarão acontecendo as apresentações teatrais e musicais, além das contações de histórias.  A Banda de Música Municipal fará apresentações para o público.

Outro aspecto importante para quem visitar a I Flijuno, é aproveitar as vendas de livros promocionais, que estão à disposição dos leitores. Os infantis, poderão ser adquiridos com preços a partir de R$ R$ 1,50, e a livraria Nobel estará com comercializando livros a preços promocionais apenas durante os dias de realização da festa do livro, além da participação de Sebos de Crato e Juazeiro do Norte.  o evento ainda contará com oficinas e festival de inglês.





Nenhum comentário: