domingo, 13 de agosto de 2017

Cultura popular de luto em Juazeiro do Norte e Cariri com a morte de Mestre Bigode

Morreu ontem em Juazeiro do Norte,  aos 94 anos, Manoel Antônio da Silva – Mestre Bigode, um dos mais conhecidos brincantes da região do Cariri. Seu corpo está sendo velado na sua residência, Rua Maria Otília, 726 – Cidade de Deus, em Juazeiro do Norte. Na segunda-feira, 14, às 8 horas, será realizado no local do velório cerimonial funerário, e, em seguida, o corpo será transportado para o Cemitério São João Batista, no Município juazeirense.
Cortejo da tradição
Às 9 horas da segunda-feira, 14, será realizado um cortejo com os grupos de tradição popular, na Avenida Castelo Branco, em homenagem ao Mestre Bigode. Os brincantes seguem até o cemitério, onde ocorrerá o sepultamento, às 10 horas. Uma salva de tiros dos bacamarteiros, que com tristeza se despedem do seu Mestre, será dedicada a ele, nesse momento da partida.
Mestre Bigode - *4/07/1923 / 12/08/2017
Manoel Antônio da Silva nasceu em 4/07/1923 na cidade de Iguatu. Aos vinte anos veio residir em Juazeiro do Norte e desde então dedicou a vida a trabalhar com a cultura popular. Na arte do Maneiro Pau e dos Bacamarteiros se tornou o Mestre Bigode. O Grupo de Bacamarteiros Padre Cícero foi criado e liderado por ele, há cerca de cinco décadas.
Na década de 90 durante as romarias, Mestre Bigode com o seu grupo de Bacamarteiros recebia os romeiros no largo do Socorro fazendo uma salva de tiros ao nascer do sol. Uma grande roda se formava para assistir aquele grupo de homens que dançavam e cantavam vestidos de cangaceiros. No centro da roda uma faixa estava escrita: ‘Meu padim, estamos aqui para te defender’. A fé e o trabalho defendem a arte.

Em 2004, Mestre Bigode recebeu do Governo do Estado do Ceará o Certificado de Mestre da Cultura e, em 2017, a Universidade do Estadual do Ceará (UECE) concedeu o Título de Notório Saber em Cultura Popular, um reconhecimento como um Patrimônio da Cultura Cearense.

Foto: Samuel Macedo

Nenhum comentário: