terça-feira, 5 de abril de 2016

Professora Stela Inácio se despede da Biblioteca Dr. Possidônio Bem deixando grandes realizações

A professora Maria Stela Inácio Sales se despede da Biblioteca Pública Dr. Possidônio Bem deixando uma larga folha de bons serviços prestados a esta instituição juazeirense. Durante a sua gestão, mesmo enfrentando as dificuldades tão comuns ao serviço público, ela  reuniu uma equipe de funcionários competentes e habilidosos e assim conseguiu realizar muitos dos projetos que elaborou. 
Projetos realizados
Dentre os projetos realizados durante a sua administração destacam-se os seguintes:
- Memória Viva - com o objetivo de preservar e promover o patrimônio histórico cultural da região. Vários escritores participaram do evento proferindo palestras e o resultado foi altamente compensador.
- Primeira Exposição Padre Cícero, fatos em fotos
- Apoio para instalação e qualificação das bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte - tendo em vista oferecer o acesso à informação suprindo as carências das crianças e jovens, bem como toda a comunidade para que consigam interferir positivamente na sociedade e se tornem referência na coletividade.
- A Biblioteca reencontra Monteiro Lobato - possibilitando aos estudantes e comunidade em geral a oportunidade de conhecer as obras desse ilustre escritor brasileiro.
- Bibliotecando com as crianças - para valorizar a criança como um ser integral, como alguém muito especial para o presente e o futuro da Nação.
- Biblioteca encena arte e cultura - para oferecer aos artistas, produtores e sociedade em geral um espaço que venha a  promover as manifestações artísticas culturais possibilitando ao público o acesso a estas atividades.
- Primeiro Concurso de Poesia: O Padre Cícero em sua diversidade, para envolver alunos e professores em torno da literatura focando o Padre Cícero em sua diversidade.

Por conta da realização desses projetos aumentou consideravelmente o número de visitantes à Biblioteca. Durante a administração de Stela muitos melhoramentos foram realizados no prédio da Biblioteca os quais proporcionaram maior conforme aos visitantes e aos funcionários. Dois grandes empreendimentos merecem ainda ser citados: a implantação do Setor Braille, mais uma porta que se abre para a inclusão social, e  a implantação do Telecentro, tendo em vista favorecer aos cidadãos serviços online visando ao fortalecimento das condições de competitividade. Afora isso foram realizadas ainda diversas oficinas de capacitação. 
A biblioteca Pública Dr. Possidônio Bem foi fundada em 1965 na administração do Capitão Humberto Bezerra e seu primeiro coordenador foi o estudante  José Carlos Pimentel, atualmente advogado em nossa cidade. Durante a sua gestão Pimentel realizou um grande evento que foi sua grande marca administrativa: Promoções HB. Esse projeto foi muito importante na época, pois possibilitou um grande acesso de visitantes à Biblioteca. Inicialmente a Biblioteca Pública Dr. Possidônio Bem funcionou ao lado extinta Quadra João Cornélio. Atualmente  está localizada em amplo  prédio na Rua Santo Agostinho s/n. 

Nenhum comentário: