quinta-feira, 21 de abril de 2016

Fazenda Padre Cícero, de Cacimbinhas, vence prêmio nacional do Sebrae

Brasilia - Com apenas dois funcionários em uma área de 7,5 hectares, a Fazenda Padre Cícero, em Cacimbinhas, no agreste alagoano, conquistou o reconhecimento nacional pela qualidade da sua gestão. “Estou emocionado porque um pequeno agricultor de Alagoas, como eu, conquistou esse prêmio. Peço que aqueles que não chegaram onde estou que não desistam. Lutar sempre, desistir jamais”, celebrou o proprietário, Nemoênio Barbosa da Silva, ao conquistar o troféu na categoria Agronegócio.

O Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foi entregue hoje (quarta-feira, 13 de abril), em Brasília, pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, o também alagoano Vinicius Lages. “Aprimorar a gestão é fundamental não apenas para grandes corporações, mas também para as micro e pequenas empresas, principalmente em períodos de crise. A premiação mostra que boas práticas merecem reconhecimento e trazem resultados significativos”, afirma o Lages.

Práticas vencedoras
A evolução dos resultados da Fazenda Padre Cícero está atrelada às melhorias de suas práticas de gestão, tanto relacionadas à propriedade quanto ao manejo do gado. Ela conseguiu ampliar a produção e se tornar uma referência na região, cerca de 200 km distante de Maceió.

Fundada em 1990, a empresa se dedica à criação de gado leiteiro e aperfeiçoou as técnicas de gestão e de manejo a partir de 2012, com o ingresso no Programa Balde Cheio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fazenda Eficiente, do Sebrae.

Com isso, a Fazenda Padre Cícero conseguiu atualizar as formas de manejo, passando a exercer maior controle sobre os dados econômicos e zootécnicos da propriedade. A empresa promove ações como os chamados Dias de Campo, quando recebe produtores interessados em conhecer seus sistemas de trabalho – ampliando assim seus negócios.

Os principais processos (entrega e qualidade do leite, ordenha, alimentação dos animais, reprodução e controle sanitário) estão mapeados e registrados no manual de gestão da fazenda e ainda são disseminados. Outro ponto importante para o sucesso da fazenda é a atenção dada à alimentação do rebanho, com o plantio de palma forrageira (única da região), usada nos períodos de seca, além da produção de silagem de milho e sorgo. A sombra artificial (sombrite) e a otimização das técnicas sanitárias e de ordenha foram implantadas para oferecer maior conforto aos animais.

O Prêmio MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O objetivo é promover a competitividade dos pequenos negócios – aqueles que faturam no máximo R$ 3,6 milhões ao ano. Os dez vencedores nacionais foram selecionados entre 65,7 mil empresas concorrentes de todo o País.
Fonte: http://diarioarapiraca.com.br/post/bernardino-souto/fazenda-padre-cicero-de-cacimbinhas-vence-premio-nacional-do-sebrae/10/15216

Nenhum comentário: