sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mais um patrimônio histórico destruído. Cadê o cruzeiro da virada do século?

No início da Avenida Lindalva Maria Rodrigues, que dá acesso à Rua do Horto, existia ao lado de um cruzeiro azul (foto do meio) um pedaço de madeira e pouca gente sabe que ele é o que restou do cruzeiro da virada do século XX  que foi afixado pelo Padre Cícero. conforme mostra a foto da esquerda em preto e branco. O cruzeiro do século XXI (o azul mostrado na foto do meio) foi afixado pelo Prefeito Mauro Sampaio. Para os romeiros o local era uma atração turística e religiosa porque muitos sabem que aquele velho pedaço de madeira era o que restou do cruzeiro que foi afixado pelo Padre Cícero. Muita gente fazia o sinal da cruz e até rezava quando passava por ele. Pois bem, com a construção da perimetral, que por sinal está muito bonita, o cruzeiro simplesmente desapareceu, conforme mostra a foto da direitra clicada ontem pelo Portal de Juazeiro.

Gente, cadê o cruzeiro? Ele é um simbolo e faz parte da história de Juazeiro. Coisas assim só acontecem aqui porque a lei que disciplina o tombamento do patrimônio histórico não funciona, embora exista.

Um comentário:

Cássio SS, Pe. disse...

Os avanços são importantes. Mas sempre procuram apagar as marcas de um passado e de uma história. Só se constrói futuro derrubando passado. Triste isso, quando o passado não foi ruim e nem destruidor.