sexta-feira, 23 de maio de 2014

Livro sobre a Beata Maria de Araújo será lançado hoje com distribuição gratuita

Será lançado hoje às 19h30min no Círculo Operário São José o livro Maria de Araújo, a mártir de Juazeiro, antologia organizada pelo escritor Raimundo Araújo, primo em terceiro grau da beata. O livro é uma edição da Secretaria de Cultura de Juazeiro e será distribuído gratuitamente com as pessoas que comparecerem ao evento. 

Sobre a beata assim se expressou Dom Samuel Dantas de Araújo, Monge do Mosteiro de São Bento, Salvador, Bahia:
“A trajetória existencial de Maria de Araújo foi uma sofrida peregrinação por este mundo, a qual poderia ser comparada, guardando-se naturalmente as devidas proporções, ao agro calvário do nosso Divino Redentor, perseguido, quando criança, incompreendido durante a sua vida pública, e como padre Cicero e sua pupila espiritual, vítima inocente do cancro funestíssimo da inveja, chamada por Santo Agostinho de "o pecado diabólico por excelência”.
A palavra grega "Mártir" traduz-se por "Testemunha." Quem quer que se detenha a analisar com imparcialidade crítica a vida de Maria de Araújo, sem possuir no espírito preconceitos de qualquer ordem, deverá convir que não constitui exagero conceder-lhe o glorioso titulo de mártir, com o qual a Igreja, na sucessão dos séculos, aureolou a fronte de muitos dos seus mais dedicados filhos e filhas.
O que foi, com efeito, a piedosa, obediente e mortificada vida da dileta filha espiritual do imortal patriarca de Juazeiro senão um perene testemunho daquele, por cujo amor fora aquela alma de escol irresistivelmente atraída desde os albores de sua tenra meninice?
Compete-lhe, pois, em grau eminente, a gloriosa e fulgida aureola de mártir, e tanto mais que o seu martírio foi incruento, incomparavelmente mais doloroso do que aquele que se consuma com um único golpe impiedosamente desfechado na inocente vitima".

Nenhum comentário: