segunda-feira, 5 de maio de 2014

Saiu no www.miseria.com.br: Mulher mais idosa de Juazeiro completa hoje 109 anos e quer ir domingo ao Horto

Demontier Tenório

Julia Amélia da Conceição é a mulher mais
 idosa de Juazeiro do Norte.
 (Foto: Chinês/Agência Miséria)
A aposentada Julia Amélia da Conceição completa 109 anos nesta segunda-feira e se constitui na mulher mais idosa de Juazeiro do Norte. Este ano não haverá festas, pois sua casa na Rua do Limoeiro, 1549 em frente à Rua Vereador Antonio Brás (Casas Populares) encontra-se em reforma. Como a poeira é muita, ela vai passar a data de seu aniversário na casa de uma amiga, mas já foi logo adiantando que, domingo (11) pretende ir até a estátua de Padre Cícero na Colina do Horto.

No ano passado ainda houve o corte do bolo e o canto de parabéns o que não será possível este ano. Bastante católica e fervorosa devota de Padre Cícero, Dona Julia reclamou para a sobrinha Ivani Pereira da Silva, de 43 anos - que cuida da mesma - o fato de, há dois anos, não ir ao Horto o que pretende voltar a fazê-lo domingo. Não imaginem, entretanto, que seja a pé já que “umas dores na perna” impedem a peregrinação além da visão que não lhe permite enxergar direito.

Mesmo assim é bastante lúcida e animada. A aniversariante costuma brincar dizendo que vai atingir uma marca recorde quem sabe até de mulher mais idosa do mundo o que não está longe. No último dia 5 de março, a japonesa Misao Okawa completou 116 anos e há um ano obteve o reconhecimento oficial do "Livro Guinness de Recordes". A recordista nasceu em 1898 e diz que o segredo da longevidade é comer de maneira saudável.

Não é diferente com Dona Julia que adora todo tipo de frutas apesar de não dispensar uma boa galinha caipira. Ela só não se constitui na mulher mais idosa do Cariri por conta da aposentada Maria Erundina da Conceição, a Mãe Deru, que, no último dia 22 de janeiro completou 112 anos em Mauriti. O site Miséria segue aberto a informações dos seus internautas sobre pessoas com idades parecidas em nível de Cariri e até no âmbito do estado. 


A aposentada Julia Amélia da Conceição é bastante lúcida e animada. (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Dona Julia nasceu no dia 5 de maio de 1905 no município de Santana do Ipanema (AL) e lembra muitos fatos da história juazeirense. Seus pais eram agricultores e sempre visitavam Juazeiro em romaria diante da fé no Padre Cícero. Em fevereiro de 1925 ela tinha 20 anos quando desembarcou para morar por aqui, cujo município tinha só 14 anos de emancipação e o Padre Cícero ainda viveria mais oito anos pela frente. 

Dona Julia disse ter conhecido o sacerdote, porém jamais conversou com ele apesar de ir sempre à sua casa, como recordou, constantemente repleta de fiéis. Ela costumava ficar olhando para o mesmo, principalmente quando saía à janela. Uma das principais lembranças foi o dia da sua morte. "Nunca vi tanta tristeza e o movimento aqui era grande com a chegada de gente de todo lugar", recorda acrescentando ter assistido ao enterro do sacerdote.

  

Nenhum comentário: