domingo, 9 de dezembro de 2012

José Lemos Porfírio

                               

Hoje prestamos homenagem a um conhecido empresário que prosperou em Juazeiro nas décadas de 60 a 80. Trata-se de José Lemos Porfírio, natural de Belém de São Francisco, cidade do interior pernambucano, onde nasceu em 1943. Ele passou a residir em nossa cidade em 1963, tendo assumido inicialmente a subgerência de uma filial da organização Casas Pessoa Filho (depois Casa Daher), conhecida loja do ramo de tecidos com matriz em Recife. Graças a sua simpatia e dinamismo, Lemos destacou-se rapidamente como vendedor e administrador, despertando com isso a admiração do empresário barbalhense José Ilânio Gondim, que na época expandia seus negócios em Juazeiro. Convidado, passou, então, a trabalhar nas empresas do jovem empresário (falecido precocemente quando sua carreira de empresário estava em plena ascensão), inicialmente ocupando função no Mercadinho Minipreço. Depois trabalhou no Puma Supermercado (o primeiro supermercado de grande porte fundado em Juazeiro, em cujo local hoje está o Lagoa Supermercado) e por fim, na Crajubar, concessionária Ford. Graças a sua permanência no Puma e no Minipreço, Lemos passou a ter grande contato com representantes das indústrias alimentícias e isso o estimulou a instalar seu próprio negócio, no ramo de alimentos, inaugurando a Cantina do Lemos, num prédio localizado na Rua Alencar Peixoto, em Juazeiro do Norte. Em 1986 passou a residir na cidade do Crato, onde vive desfrutando a aposentadoria junto à família. Durante o tempo em que viveu em nossa cidade, Lemos participou ativamente da vida social da cidade, semeou grandes amizades, foi membro da Loja Maçônica Deus e Humanidade, e em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados recebeu o título de Cidadão Juazeirense, outorgado pela Câmara Municipal, por proposição do vereador João Menezes Barbosa, título do qual muito se orgulha. 

2 comentários:

iderval.blogspot.com disse...

Seu Lemos, foi com este cidadão que dei os primeiros passos na vida profissional, hoje sou médico mas, aprendi com seu lemos,com o meu irmão Vicente Reginaldo Tenório e com o meu amigo ,que Deus o tenha em lugar , José Ilanio Couto Gondim , como se comportar diante dos problemas, como resolver caos difíceis e como dirigir a vida com cuidado, paciencia e muita etica e responsabilidade. Camarada, na vida fiz de quase tudo,fui um dos pioneiros em Supermercado, Eletrodoméstico ,Tv em cores, Gas Butano, crediário,mecanografia e outros segmentos implantados em Juazeiro por Zé Ilanio, um dos alavancadores da economia Cearense,Seu Lemos um execelnte professor e Vicente meu irmão.. Ao Juazeiro o meu obrigado e para estes três: EU TIRO O CHAPEU.

Unknown disse...

Obrigado Iderval Tenorio pelas belas palavras, seu Lemos, como você o chama, é o meu pai, amigo e companheiro, e é com ele que eu aprendi e aprendo ser a cada um homem, a valorizar as coisas simples da vida. Forte abraço.

Frederico Nóbrega Lemos