sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobrado abre exposição "Artes que renovam a tradição"

Do dia 4 de dezembro a 30 de janeiro próximos Fortaleza abrigará no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo 154 – Centro) uma mostra significativa da produção artesanal cearense. Aberta para vendas, a exposição “Artes que renovam a tradição” reúne raros exemplares de quatro polos artesanais do Estado: Garrafas de Areia Colorida de Aracati, Cerâmica de Cascavel, Renda Labirinto de Icapuí e Artes de Juazeiro do Norte.
A exposição faz parte do projeto Sala do Artista Popular, que é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart)/Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), que contam com a parceria regional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Sobrado Dr. José Lourenço, além da parceria institucional e apoio financeiro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Artes de Juazeiro do Norte
A cidade que reúne um dos principais contingentes de artesãos e artistas populares do País, Juazeiro do Norte comparece na mostra com força e peso. Uma rica variedade de esculturas, relevos, brinquedos e objetos em madeira, barro pintado, vidro, flandres e zinco de seus principais mestres e artífices, criteriosamente selecionados no Centro de Cultura Popular Mestre Noza pela curadoria do Sobrado Dr. José Lourenço conferem à exposição uma oportunidade rara para conhecimento e compra. Criado em 1984 para ser um espaço de apoio ao artesão, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza é hoje a sede da Associação de Artesãos de Juazeiro do Norte. Cerca de 90 artesãos efetivos entre homens, mulheres, mestres e discípulos participam da Associação produtora das obras vindas de Juazeiro do Norte para a exposição.
Serviço:
Exposição “Artes que renovam a tradição”
Inauguração: 04/12/2010 às 10 horas
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro)
Temporada: de 05/12/2010 a 30/01/2011
Horário de funcionamento: terça a sábado – 9 horas às 19 horas / domingo – 10 horas às 14 horas
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: