segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carroça do Mamulengo

Novos rumos

Há 35 anos, o artista goiano Carlos Gomide criou a Companhia Carroça de Mamulengos, que mistura técnicas circenses e bonecos de mamulengo nos seus espetáculos teatrais. Ele se apresentava com seus bonecos pelo país quando conheceu Schirley França, em Brasília. A moça, também artista, estava montando
um espetáculo"tradicional", em suas próprias palavras, quando conheceu o futuro marido. Mas a primeira paixão dela foram os mamulengos.

— Fiquei apaixonada pela brincadeira. Vi que era aquilo que eu queria fazer. Saímos juntos de Brasília e fomos para Juazeiro do Norte, no Ceará, onde ficamos por sete anos — relembra Schirley.

Hoje, Carlos e Schirley têm oito filhos, concebidos em diferentes regiões do país, e moram num sítio em Jacarepaguá. Um lugar calmo, cercado de mata, onde o grupo ensaia e produz figurinos, cenários e adereços para os espetáculos que mostram Brasil afora. A casa tem cinco quartos, uma cozinha ampla, biblioteca e um salão onde está o material usado nas apresentações, o que inclui instrumentos musicais diversos. Em volta, há uma grande varanda e um jardim onde circulam livremente os animais de estimação da família:dois cachorros e dois jabutis. Schirley optou por não ter televisão "para não atrapalhar os momentos criativos e a interação da família". Para saber o que acontece no mundo, todos usam um laptop com acesso à internet.

Ao longo dos anos, Schirley venceu cada obstáculo que enfrentou. E não foram poucos: desde a opção pelo número de filhos até a forma não convencional de viver.

— Estar em sociedade é se colocar dentro dos padrões, e nós sempre estivemos fora. Sempre trabalhei muito com os meus filhos.

Para as crianças, é uma brincadeira, mas com responsabilidade: esse é o nosso ganha-pão. Todos os bonecos foram criados para os nossos filhos — diz.

Todos eles estudam, seja em casa, com tutores, seja em escolas convencionais, como acontece atualmente com Luzia, Isabel, Matheus e Pedro. O grupo vive no Rio há dois anos.

Leia a íntegra no Globo-Barra deste domingo.

Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom.



Nenhum comentário: