domingo, 26 de fevereiro de 2023

Pequi em Minas Gerais envolve tecnologia; financiamento e "convenio com a natureza '

 NÓS DA CHAPADA DO ARARIPE PODEMOS APRENDER A MELHOR EXPLORAR  NOSSO PEQUI  E TODA POTENCIALIDADE DO SEU CULTIVO . Veja o exemplo de Minas Gerais : Desde o início de dezembro, a vida melhorou em diversos pequenos municípios do Norte de Minas graças à chegada da colheita do pequi, que garante alimento no prato e dinheiro do bolso para milhares de famílias de comunidades historicamente castigadas pela seca. 

imagem Pequiseiro em Araguaina - Tocantins 

A safra do fruto símbolo do cerrado termina este mês, mas a renda sagrada que brota na frutificação da planta nativa deve circular por mais tempo, e ainda com mais força em 2023 do que em anos anteriores – resultado de uma nova cultura em torno da espécie, que envolve financiamento, tecnologia e conscientização para impulsionar uma produção até aqui basicamente provida pela natureza. 


O novo status do fruto do cerrado, de aroma e sabor inconfundíveis, mudou o olhar dos produtores rurais sobre o pequizeiro. Que o diga o fazendeiro e coronel reformado da Polícia Militar Mário Veríssimo Pinto Souza. 

Na Fazenda Sambaíba, de 106,48 hectares, no município de Japonvar, no Norte de Minas, existem pelos seus cálculos cerca de 2 mil pés da árvore. Um pequizal que ele quer aumentar ainda mais. Para isso, Veríssimo plantou 100 mudas em uma área da propriedade que estava devastada e foi recuperada. “Estou fazendo um convênio com a natureza”, disse o produtor em vídeo, ao plantar as mudas, em dezembro de 2021. Boa parte delas não sobreviveram, mas ele anuncia que vai continuar o “repovoamento” e que pretende chegar a 500 pequizeiros plantados. 


Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/02/26/interna_gerais,1461907/pequi-por-que-a-arvore-que-servia-para-carvao-virou-xodo-de-fazendeiros.shtml 

Nenhum comentário: