quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do carnaval do Rio com o tema: Lampião

Carnaval: Padre Cícero "foi advogado” de Lampião em desfile de escola de samba do Rio Imperatriz Leopoldinense 

Com enredo intitulado “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a escola de samba  explorou a história de Lampião, contando a morte de Lampião e sua tentativa de "ingressar" no céu ou no inferno. Sendo recusado nestes espaços , acabou no desfile da Imperatriz, que se tornou a Campeã do carnaval do Rio de janeiro em 2023 conquistando 269,8 pontos na avaliação dos jurados.





Durante o desfile que ocorreu na última terça-feira (21), a Verde e Branca de Ramos narrou a vida e a morte do ícone nordestino, em um formato inspirado em cordéis. A apresentação contou com 3 mil componentes, divididos em 24 alas.

No enredo , inspirado em cordeis há a alusão do encontro de Lampião com o Padre Cicero, onde  " O jagunço implorou lugar no Céu:

Toda santaria se fez de bedel
Cabra-macho excomungado de tocaia no balão
Nem rogando a Padim Ciço ele teve salvação


Pelos cantos do sertão... Vagueia, vagueia
Tal qual barro feito a mão misturado na areia

Quando a sanfona chora, mandacaru aflora
Bate zabumba tocando no meu coração
Leopoldinense, cangaceiro, a minha escola
Eis o destino do valente Lampião


A filha de Lampião participou no carro alegórico.

fonte G1



Sobre a história de Lampião: HERÓI OU BANDIDO?
 
Existe uma polêmica sobre a narrativa da entrada de Lampião no cangaço. Segundo ele próprio e a narrativa mais famosa é que o mesmo entrou pro cangaço após a morte de seu pai. Segundo se pode apurar em outras fontes bem seguras , como livros sobre o cangaço, Lampião tinha vida cangaceira antes mesmo da morte de seu pai. Qual seria a versão correta? Será que uma tem que estar certa e outra errada?

Na realidade nenhuma delas estão erradas, tudo depende de como interpretamos os fatos. Lampião de certo tinha atividades fora da lei antes da morte de seu pai, porém essas atividades era intermitente, não era de tempo integral, o mesmo trabalhava como almocreve e outros trabalhos , havia uma intermitência entre as atividades fora da lei e seu trabalho. 

De fato Lampião só entrou integralmente no cangaço depois da morte de seu pai. Olhando por esse prisma a versão de Lampião não é errônea, é um outro ponto de vista. Pra ele o cangaço na vida dele tem início ali. Provavelmente antes disso ele não se considerava um cangaceiro, estaria em duvida se seguia essa vida ou não. Com certeza deveria ouvir conselhos pra se endireitar, pra não andar com fulano ou cicrano, coisas desse tipo. Além do mais podemos nos perguntar se todo fora da lei no sertão , que pegava em armas e roubava, era um cangaceiro ou não.  


Nenhum comentário: