sábado, 31 de dezembro de 2022

Morre o Papa Emérito Bento XVI

O Papa Bento XVI foi quem solicitou e acompanhou o processo de reabilitação histórico-eclesial do Padre Cícero Romão Batista, hoje Servo de Deus. Eterna gratidão da Diocese de Crato ao grande Papa Bento XVI. " Dom Fernando Panico


O Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.

O velório está marcado para começar na segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro, e o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro.

Francisco presidirá o funeral de Bento XVI. Pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, um papa em exercício, o argentino Francisco, presidirá o funeral de outro papa, Bento XVI, sem funções após ter renunciado ao pontificado em 2013.

"Segundo o desejo do papa emérito, o funeral será realizado com a maior simplicidade", acrescentou o porta-voz papal.


Segundo especialistas em assuntos religiosos, como não existe um protocolo específico para a morte de um papa emérito, seu funeral será muito semelhante ao de um papa ativo, "mas sem conclave" e "sem assento vago".


Durante esse tempo, o cadáver do pontífice permanecerá à vista de todos, sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos.

Algumas horas antes de seu enterro, será colocado em um caixão coberto por outros dois: o exterior, feito em madeira de olmo; o do meio, de chumbo; e o interior, de madeira de cipreste.


O papa emérito será enterrado na próxima quinta-feira (5) em uma cripta na Basílica de São Pedro, conforme informação divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Sé.


"O caixão do soberano pontífice emérito será levado para a Basílica de São Pedro e, depois, para as grutas do Vaticano [que abrigam os túmulos dos papas] para ser enterrado lá", disse o Vaticano no comunicado.


Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 1996, Francisco vai decretar luto oficial. Cardeais de todo mundo celebrarão eucaristias para seu descanso eterno durante esses dias.


fonte: g1


Nenhum comentário: