sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

150 indígenas do povo Xukuru do Ororubá chega em Juazeiro/CE Eles eram mais de 150 indígenas do povo Xukuru do Ororubá vindos de Pesqueira, no agreste pernambucano. Ao chegarem ao portão lateral que dá para a Matriz do Juazeiro, fizeram breve reverência guiada pelo som do membí, espécie de flauta usada nos rituais sagrados, agitando a maraca com uma das mãos, tendo sobre a cabeça a barretina. Pediram vivas à Mãe das Dores e ao "padim padi Ciço", de quem o cacique Xicão se valeu quando viu as terras de seu povo ameaçadas pela ganância humana. A aldeia, outrora, fora caminho para o Padre Cícero Romão quando este precisou tomar o navio no porto do Recife, cuja embarcação o levaria a Roma onde se encontraria com o Papa. Na luta por direitos, o líder foi assassinado. Para honra-lo como convém, as lideranças tomaram a missão de vir ao santo Juazeiro pedir mais bênçãos e agradecer: pela terra demarcada e legalizada e, principalmente, pelo sentimento pulsante de pertença que os faz povo, povo de Deus que caminha rumo ao Céu. Dia 15 de dezembro de 2021. Fotos Rozelia Costa

 150 indígenas do povo Xukuru do Ororubá chega em Juazeiro/CE


Eles eram mais de 150 indígenas do povo Xukuru do Ororubá vindos de Pesqueira, no agreste pernambucano. Ao chegarem ao portão lateral que dá para a Matriz do Juazeiro, fizeram breve reverência guiada pelo som do membí, espécie de flauta usada nos rituais sagrados, agitando a maraca com uma das mãos, tendo sobre a cabeça a barretina. Pediram vivas à Mãe das Dores e ao "padim padi Ciço", de quem o cacique Xicão se valeu quando viu as terras de seu povo ameaçadas pela ganância humana. A aldeia, outrora, fora caminho para o Padre Cícero Romão quando este precisou tomar o navio no porto do Recife, cuja embarcação o levaria a Roma onde se encontraria com o Papa.




Na luta por direitos, o líder foi assassinado. Para honra-lo como convém, as lideranças tomaram a missão de vir ao santo Juazeiro pedir mais bênçãos e agradecer: pela terra demarcada e legalizada e, principalmente, pelo sentimento pulsante de pertença que os faz povo, povo de Deus que caminha rumo ao Céu.









Dia 15 de dezembro de 2021.

Fotos Rozelia Costa

Nenhum comentário: