sábado, 19 de junho de 2021

Brasil uma nação enlutada atingida por uma nefasta realidade de mais de 500.000 mortos pela covid19?

Nosso país hoje registra um terrível número de mais de 500 mil mortos, ou melhor  mais de 500 mil vidas que foram ceifadas pelo covid 19. Todos, sem exceção  tiveram ou foram afetados e acometidos pelo vírus que, embora faça parte da nossa realidade oficialmente registrado desde março do ano de 2020, não nos dar trégua e numa situação de calamidade  ainda aponta para maiores números. 

imagem da internet que traduz nossa tristeza e todo desalento

O país demorou muito para tomar decisões baseadas na ciência, e se enveredou por decisões imediatas e equivocadas, além de ter direcionado e condicionado toda a população numa inoperância que nos coloca em ranking mundial extremamente definido entre as piores nas registros das nações nessa pandemia do corona vírus.

Embora sejamos um país que  sempre foi referencia em vacinação e que possui um dos melhores e mais justos sistema único de saúde, podemos afirmar que o SUS não tem sido bem administrado, ainda assim, é nosso direito e dever de um estado democrático, e  nos impulsiona a defende-lo pelos seus princípios de universalidade e acesso para todos. 

Junto ao número de 500.000 (quinhentos mil mortes) foram registradas, hoje pelo pais,  vários atos de protestos contra o Bolsonaro e a favor da vacina. Infelizmente o momento é improprio para aglomerações, mas não há como a população a maior prejudicada pela procrastinação em assuntos tão importantes, não levante em sua própria defesa, afinal somos uma nação de muitos credos, cores e vidas. Queremo-lo com abundancia de vidas e vidas com direitos respeitados e vivenciados no nosso cotidiano.

Tantos são os desmandos e comandos além dos equívocos dos poderes constituídos que não podemos deixar de nos mobilizar pela luta de ter nossos direitos básicos cumpridos conforme a nossa Carta Magna. 

Apenas atrás dos Estados Unidos (que tem uma população extremamente superior) ao Brasil que está em segundo lugar em número de mortes e antes até da Índia e México. São histórias findadas numa tristeza  e numa nação enlutada. É uma realidade que podíamos contar diferente. Todas as vidas importam e é pela vida que lutamos todos juntos contra esse caos anunciado.

o www.portaldejuazeiro.com  se sensibiliza e também chora com as famílias brasileiras. Não podemos ficar de braços cruzados e vozes caladas. Pelo direito de todos a vacina de uma forma mais ágil que nos permita um novo caminhar. Podemos e merecemos. Concomitante a isso nos permitamos a empatia e sensibilidade, as ações de solidariedade aos milhões que voltam a ver a crua face da fome e a um abraço simbólico que nos une como nação de um povo valente , merecedor e construtor de dias melhores.

Nenhum comentário: