quarta-feira, 28 de abril de 2021

"Sejam santos, porque eu sou santo". Eis que a História começa a reconhece-la : Santa Beata Maria de Araújo

SANTA BEATA MARIA DE ARAÙJO

Sejam santos ! ( 1, Pedro, 13-20)



Mas , assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo."  


Eis que a História de Juazeiro começa a reconhecer a magnitude do protagonismo da Beata Maria de Araújo e foi lançado um decreto municipal onde a sua imagem aparece ao lado do Padre Cícero, em todos os espaços públicos. Que grande passo demos, pois, a vereadora Jacqueline Gouveia e ao prefeito Gledson Bezerra pela LEI Nº 5142, de 20 de Abril de 2021, que torna obrigatório no âmbito do município de Juazeiro do Norte, a foto da Beata Maria de Araújo, ao lado da foto do Padre Cícero Romão Batista nas repartições da administração pública e adota outras providências.

São necessários atitudes como essa, pra não só se resgatar o fenômeno e fazer jus ao tempo em que essa história ficou "calada" , ou melhor dizendo engasgada nas nossas conversas cotidianas, embora muito se tenha falado no meio acadêmico, que somados a outros movimentos já existentes, farão  justiça a missão da nossa terra Juazeiro do divino, do Norte, do nordestino, dos amiguinhos, dos irmãos romeiros, peregrinos.

A história e participação da Beata Maria de Araújo é de suma importância pra que nos reconheçamos  como pertencentes e remanescentes de UM MILAGRE , de uma manifestação  (aliás , várias) da presença do Cristo na nossa vivencia.

Foi e continua sendo um milagre vivo com a vivencia dos nossos irmãos romeiros que sem duvidar , apenas se permitem crer . Simples assim! Porque crer e se entregar ao Senhor Vivo é entender o sentido de estar aqui e fazer a diferença. É ser cristão superando o desafio de ser passado no fogo. 

Foi assim que se fortaleceu a nossa Santa Beata Maria de Araújo, que na sua jornada terrena foi mulher, preta, pobre,  nordestina, orfã, beata dedicada aos necessitados. Acolhida pelo Padre Cícero ,  com estigmas , simplória, devotada. Podemos elencar várias qualidades, mas simplesmente e fervorosamente a dizemos SANTA. 

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês." (1, Pedro 18-20)



         

Nenhum comentário: