sábado, 3 de abril de 2021

Faleceu um ilustre filho de Juazeiro : Cel. Adauto Bezerra

Cel. Adauto visitando juazeiro na romaria 

Cel Adauto Bezerra cumprimentando os juazeirenses e romeiros 
imagens Pautilia Ferraz 

Daniel Walker por ocasião dos 80 anos de Cel Adauto Bezeera e Humberto Bezerra escreveu no portaldejuazeiro.com


Atendendo aos apelos dos amigos do pai, candidatou-se a Deputado Estadual, e uma vez eleito, transformou-se no primeiro filho de Juazeiro a ocupar tal cargo. 
Ao se eleger Deputado Estadual, o coronel Adauto escreve mais uma página na história de sua terra. 
No dia 15 de março de 1975 ele assume o cargo político mais alto do Estado, o de Governador, e aí escreve outra página na história de sua cidade, pois foi o primeiro e único juazeirense até hoje a ser eleito para este alto cargo. 
Como governador ele fez muito pelo Juazeiro. Construiu dezenas de   obras ainda  hoje existentes. Na história da educação juazeirense, por exemplo, seu nome figura como construtor de muitas escolas, entre as quais  a que tem o seu nome, a que tem o nome de sua mãe e a que tem o nome do Presidente Ernesto Geisel, porém sempre conhecida como Polivalente. 
Mas na história da educação juazeirense o nome do Coronel Adauto Bezerra tem um realce maior ainda, pois foi ele quem trouxe, em 1976,  a Faculdade de Engenharia Operacional, primeira faculdade de Juazeiro, antes pertencente à Universidade Estadual do Ceará e agora com o nome de Curso de Engenharia de  Produção,  pertencente  à Universidade Regional do Cariri. 
Quando estava em pleno mandato de governador uma tragédia tomou conta da cidade: o tradicional Mercado Central, nosso shopping popular,  foi consumido pelas chamas de um incêndio avassalador. O trágico acontecimento causou desalento geral nos feirantes e uma grande baixa na economia do município. 
Aí o Coronel Adauto vem em socorro dos aflitos e escreve mais uma página na história juazeirense, construindo a partir das cinzas e em tempo recorde o novo Mercado que continua até hoje. 
Na história de Juazeiro ele ainda figura  como Deputado Federal, como superintendente da SUDENE, banqueiro bem sucedido e um dos fundadores da Rádio Progresso AM e da Rádio Transcariri FM, esta a primeira estação de FM de Juazeiro. 
Coronel Adauto Bezerra  certamente continuará  fazendo história. 





Filho de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra. Aluno da Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro onde concluiu o curso de Oficial do Exército, estreou na política via UDN e teve o apoio da família para ser eleito deputado estadual em 195819621966 e 1970 disputando estas duas últimas eleições pela ARENA chegando a assumir o governo duas vezes na condição de presidente da Assembleia Legislativa. Em 1974 foi indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel renunciando ao cargo para disputar o pleito de 1978 no qual foi eleito deputado federal. Para evitar cisões no esquema governista firmou em março de 1982 o Acordo dos Coronéis ou Acordo de Brasília com César Cals e Virgílio Távora para assegurar a eleição de Gonzaga Mota para governador sendo que o PDS venceu a contenda com Adauto Bezerra como vice-governador. Em 1985 transferiu-se para o PFL e foi candidato a governador do Ceará em 1986 sendo derrotado por Tasso Jereissati (PMDB). Nomeado para o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) pelo presidente Fernando Collor em maio de 1990,[3] afastou-se da política ao deixar o cargo e tornou-se sócio-proprietário do Bicbanco ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra.

fonte: Biografia de políticos 
 

Nenhum comentário: