segunda-feira, 18 de maio de 2020

POVO DE JUAZEIRO REVOLTADO COM REPORTAGEM SOBRE PADRE CICERO

POVO DE JUAZEIRO REVOLTADO COM REPORTAGEM SOBRE PADRE CICERO

Essa era a manchete da matéria do Jornal o Povo do correspondente Daniel Walker sobre a publicação na famosa revista o Cruzeiro na década de 60,  em 02 setembro de 1965. A Reportagem falava sobre a peça " O Chão dos Penitentes" , cujo escopo era acabar com o mito de Juazeiro: Padre Cicero.   



Inclusive a revolta da conterrânea Marieta Camilo,  que indignada com a reportagem :

ESCREVE O LEITOR 
JUÀZEIRO 
 Dona Marieta Camilo, de Juàzeiro do Norte, Ceará, escreve para protestar contra a peça " O chão dos penitentes", de Francisco Pereira da Silva, encenada por Kleber Santos, no Rio. Diz a leitora que o autor da peça, munido de falso documentário, mentiras e calúnias, "procura aviltrar a memória do Padre Cícero Romão Batista". 





Ainda sobre a peça encontramos o seguinte comentário : 
"Em 1965, o Teatro Jovem estréia um ambicioso texto de Francisco Pereira da Silva sobre a saga do Padre Cícero, no Ceará, e a luta dos camponeses da região de Juazeiro e Crato pela terra, que culmina com o massacre do Caldeirão, na serra do Araripe. Chão dos Penitentes é a primeira peça brasileira encenada que se propõe a interpretar cenicamente um fenômeno histórico-social através de meios formais inspirados no teatro épico moderno. O autor opta pelo despojamento e pela rígida economia de meios para solicitar do espectador sua participação intelectual e não emocional. Segundo o crítico Yan Michalski, a maior qualidade do texto é sua "linguagem densa, simples, enérgica e esclarecedora, de uma força dramática raramente encontrada na nossa literatura".2 Por outro lado, a excessiva fragmentação da peça, em que predominam cenas curtas e de ação dispersa, dificulta o encadeamento narrativo, impede que o texto se concretize em uma unidade temática e que, portanto, a pretendida função crítica seja alcançada. A direção de Kleber Santos escolhe apenas algumas cenas para construir plasticamente, e se, por um lado, consegue unidade estilística por meio da neutralidade e da secura, por outro, unifica as interpretações na composição caricata. Segundo o crítico Yan Michalski, esta linha "transforma o Padre num pobre coitado, por vezes quase um débil mental, sem o menor magnetismo pessoal, sem a menor inspiração mística".3 A música ao vivo, executada e cantada pelos atores, ambienta o espetáculo no Nordeste popular e lança mão da projeção de slides com documentos de época para dar a dimensão de realidade histórica".

Os clippings acima fazem partem do acervo do professor Daniel Walker zeloso guardião da história de Juazeiro e que sua amada Tereza Neuma tem colaborado continuamente, nutrindo o  portal de novas matérias sobre a memória histórica de nossa  Juazeiro. 



contatos: pautiliaferrazararuna@gmail.com



Nenhum comentário: