sábado, 30 de maio de 2020

Festa de Santo Antônio de Barbalha 2020 -

Festa de Santo Antônio de Barbalha 2020 

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, festividade religiosa que remonta dao ano de 1928 e desde então acontece anuamente na cidade do Cariri cearense em Barbalha.  Neste ano, o pároco José Correia de Lima,  vigário de Barbalha, promoveu o primeiro cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. 
Ocorre sempre no final do mês de maio inicio de junho ,quando,  dá-se o inicio da festa que serve de palco para um grande cortejo da religião, arte,  educação e cultura caririense antes da chegada do Pau da Bandeira. 
O pau é escolhido dentro de um ritual onde orações e a plantação de novas árvores garantem que essa floresta continue sendo preservada. A festa acontece com orações durante 15 dias acompanhado de quermesses e shows e atrai muita gente pra nossa Barbalha .



Algo sempre muito importante é que é sempre feito o resgate com aas escolas e se vê as crianças participando de todo processo da festa como no grupo infantil dos carregadores do pau, entre outras expressões.
Esse ano de 2020 devido a pandemia do COvid19 ,toda sua programação será virtual,  desde os tradicionais ritos litúrgicos, até shows e apenas alguns serviços serão disponibilizados delivery. Peçamos também a Santo Antônio pela cura do mundo. Aqui trouxemos registros de anos anteriores da riqueza e colorido dessa festa .

Festa de Santo Antônio em Barbalha 



as famílias se unem para comemorar 

Os penitentes 




Homem, menino e mulher
Todo mundo vai a pé A cachaça na carroça
Só num bebe quem num quer
A solteirona mais famosa do Brasil Socorro Luna 

Finalmente a bandeira hasteada 

Viva Santo Antonio 
imagens:Pautilia Ferraz 

Nenhum comentário: