domingo, 10 de maio de 2020

Padre Cicero educando pelo exemplo: " MEUS AMIGUINHOS SE CUIDEM. USEM MÁSCARAS .FIQUEM EM CASA





No dia 07 de abril tínhamos colocado aqui uma máscara na estátua do padre Cicero com o intuito de educar e chamar a atenção da população sobre o hábito de usar máscaras para combater a disseminação do COVID 19. 
imagem  Pautilia
imagem inicial ( 07/04/2020 -www.portaldejuazeiro.com) criação de Francorli 

*" E você, Padre Cícero, tome conta deles".*

                                                                         Tiago Pereira *¹

" Não sou historiador, sou apenas um filho de romeiros  que nasceu no Juazeiro do Norte e que cresceu tendo a imagem e os ensinamentos do Padim Ciço sempre presentes em minha educação familiar. E hoje diante da pandemia do corona vírus me pergunto: como o Pe. Cícero agiria, o que ele faria para ajudar seus amiguinhos, seu povo?
Não faltam exemplos na história desse homem devotado ao cuidado da vida e das almas dos  pobres do nordeste. A começar pelo relato do sonho que ele teve em 1872 , onde o próprio Cristo ordenou que ele Cícero cuidasse daquela multidão de flagelados... dali em diante começou sua vida de sacerdócio entre o pobres que lhe haviam sido confiado por Cristo. 
E quantas vezes ouvi também meus avós relatarem como o Pe. Cícero trabalhou duro para cuidar do povo durante a trágica seca de 1877. O querido Padim sempre foi mais que um Padre, era o médico indicando o uso das ervas certas para os chás, era economista que organizava e orientava a produção e a distribuição dos  alimentos naqueles dias difíceis. 
Em 1918 durante a crise da gripe espanhola , seus conselhos foram fundamentais para a orientação da prevenção das pessoas. 
Tudo isso me leva a crer que se hoje o Pe. Cícero estivesse fisicamente entre nós ele nos ensinaria a importância de usar máscaras e seria firme ao ordenar o isolamento social.  Ver a imagem do Padre , ícone da nação romeira, usando máscara é uma mensagem rica de significados e que chega às pessoas com muito mais peso de comunicação. 
Que o exemplo de cuidado e dedicação do Padre Cícero com as pessoas s
eja para nós um estímulo a mais para vencermos esse momento de dificuldades.
Use máscaras, salve vidas !!!" 

*¹Tiago Pereira. ( Professor- Sec Adjunto da SEDEST)







" O Padre Cícero é um símbolo pelas suas ações pacificadoras e pelo bem das pessoas, da humanidade. Mais uma vez, nos sentimos emocionados de poder levar essa mensagem de prevenção e pela vida. A máscara tem 2x60mx2x40m, e foi confeccionada no tecido oxford, para não desbotar com facilidade e nem desgastar o material. Fique em Casa, Use Máscara e Salve Vidas!Arnon Bezerra 

Parabéns a toda equipe e aos parceiros dessa empreitada por entender que o Padim sempre educou seu povo nas mais difíceis circunstancias. Sua benção! Foi um belo trabalho. 


imagem : Pautilia Ferraz 



demais imagens mídia social PMJN

Nenhum comentário: