sexta-feira, 1 de maio de 2020

Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, completa 50 anos de serviço

Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, completa 50 anos de serviço


Há 50 anos, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo tem oferecido amplo serviço no campo de atuação do ramo da saúde em todo o Cariri e estados vizinhos. Os serviços de saúde são disponibilizados em relevância para os pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) e bastante reconhecidos na região. Administrado desde 2002 pela Ir. Rosamaria de Lira, religiosa da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing, o hospital vem sendo constantemente protagonista no crescente reconhecimento das melhores instituições de saúde do país.
As atividades do hospital deram início em 01 de maio de 1970. Na época, eram dirigidas pela Ir. Edeltraut Lerch, atendendo pelas ações de saúde, focando na Maternidade, Clínica Médica e Cirurgia Geral, sendo entidade filantrópica com atuação no Ramo da Saúde e devidamente certificada pelo Ministério da Saúde/CEBAS.

Ao longo dos anos, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo foi crescendo horizontal e verticalmente, contando hoje com 268 leitos divididos em: Clínica Médica, Cirúrgica, Oncológica, Cuidados Paliativos, Leitos de Retaguarda no Serviço de Urgência Adulto e Infantil, com Traumato-Ortopedia.
O assessor jurídico do hospital, o advogado Amílcar de Sá Barreto, fala um pouco sobre a trajetória do HMSVP ao longo destes 50 anos.

Estrutura

Existe a Maternidade de Referência para partos de risco, contando com 03 Unidades de Tratamento Intensivo – UTI Adulto, Pediátrico e Neonatal, além das Unidade de Cuidados Intermediário Convencional- UCINco, Unidade de Cuidados Intermediário Canguru – UCINca e Pediatria. Além disso, o hospital dispõe de Centro Cirúrgico Materno Infantil com 02 salas e Centro Cirúrgico Geral com 04 salas, sendo uma destinada a procedimentos de urgência.
Há também o Centro de Oncologia e a Clínica Vascular de Alta Complexidade, sendo referência para 45 municípios integrantes da Macrorregião do Cariri, com uma população estimada de mais de um milhão e trezentos mil habitantes.
O serviço conta com 23 leitos, distribuídos entre adulto e infantil, Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Quimioterapia e Radioterapia, além de contar com
serviços de apoio diagnóstico: Laboratório Clínico, Patológico, Centro de Imagens com Raio X, Ultrassom, Tomógrafo e Mamógrafo, além de Serviço de Medicina Nuclear com Densintômetro e Cintilógrafo.
No Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, existe a Casa de Apoio São Bento, que abriga pacientes adultos em tratamento oncológico, vindos de localidades mais distantes. Eles ficam hospedados de segunda a sexta-feira, retornando aos municípios onde residem no final de semana. A casa é mantida pelo Hospital, com poucas ajudas externas, tendo um total 22 leitos para pacientes e acompanhantes. Junto disso, há o acompanhamento multiprofissional e transporte para deslocamento durante o tratamento.

Coronavírus

Conforme explica Amílcar de Sá Barreto, diante do período de pandemia da Covid-19, foi montada uma Unidade de Terapia Intensiva para gestantes, que tem cinco leitos. Estes recebem gestantes que tenham casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Também há mais cinco leitos focados na UTI Pediátrica, para receber crianças que necessitem de um acompanhamento avançado, no caso de diagnóstico positivo para o novo coronavírus.
Além disso, a população de Barbalha tem uma ala exclusiva para tratar, caso haja munícipes diagnosticados com a doença. A direção do hospital também fechou um convênio com a Prefeitura de Barbalha, durante 90 dias, para atender aqueles que necessitarem de internação por consequência da Covid-19. Há serviços também para convênios ou particulares que procurarem a unidade.

fonte: https://badalo.com.br/featured/hospital-maternidade-sao-vicente-de-paulo-em-barbalha-completa-50-anos-de-servico

Nenhum comentário: