segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Romaria das CANDEIAS 2020 - RECONHECER-SE PERTENCENTE


Carro Andor fotografado por Tereza Neuma Marques  trazendo todo simbolismo da cultura popular com xilogravuras , esculturas , além de anunciar os 150 anos de Sacerdócio do Padre Cicero sob a Luz das Candeias 
Em dois de fevereiro acontece o encerramento da Romaria das Candeias e é sempre lindo de se ver , após a missa no entardecer na Capela do Socorro ,o momento em se acendem as pequenas velas que se transformam num céu de estrelas , que ilumina nosso caminhar ao encontro da luz Maior, quando os peregrinos partem em procissão para a Basílica


A romaria das Candeias encerra o ciclo de romarias que se inicia em setembro do ano anterior. Embora que na nossa cidade saibamos que existem os três maiores picos em fevereiro , setembro e novembro, podemos afirmar que esse comportamento modificou-se bastante e Juazeiro já apresenta uma mistura de romaria em seus picos e turismo religioso , mais no segundo semestre do ano.

O perfil deste peregrino foi base para uma pesquisa que será divulgada logo mais pela Universidade Regional do Cariri , e foi realizada neste período de Candeias.


Alguns municípios trazem a Juazeiro aproximadamente 800 romeiros como é o caso de Taquarana neste fevereiro de 2020 e eles seguem todo um ritual de visitas e pagamento de promessas. Não falta ainda o momento de compras para uma cidade que volta a ser shopping a céu aberto , e os momentos de lazer onde inclui-se além do passeio na praça e nova Alameda com sua praça de alimentação , a ida aos balneários da região com preferencia do Caldas.

E Juazeiro vira essa efusão de cores , cheiros, sabores , mas e principalmente da essência católica do partilhar. 

 O romeiro nos permite aprender a partilhar o espaço da nossa cidade , com barracas, carros, pessoas.  Nos permite conhecer inclusive o sentido de nossa terra, que tem em seu berço a história da presença viva do Cristo no milagre da Hóstia ensanguentada. Nos permite, não quer dizer que já entendemos de fato nossa vocação e já saibamos receber com respeito os irmãos romeiros. 



Essa cidade por vocação é uma Candeia , pois permanece acesa iluminada pelas bênçãos da Mãe das Dores e ensinamentos do Padre Cicero e é lindo de se ver quando seu povo partilha e como uma pequena vela acende tantas velas e ilumina um Nordeste e o mundo. Viva Nosso Juazeiro do povo romeiro.  Viva Nossa Senhora das Candeias !!!!
Encerramento no Santuário Nossa Senhora das Dores 
Foto: Rozélia Costa -site Mãe das Dores 

Nenhum comentário: