sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Campanha: DENUNCIAR A VIOLENCIA É PROTEGER A VIDA DAS MULHERES


Hoje na Rotatória do Triangulo houve uma força tarefa com a realização de uma blitz onde  Governo do Estado do Ceará, Secretaria  Executiva de Políticas para as Mulheres , Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, Delegacia Policia Civil, OAB Mulher,  Policia Rodoviaria  , Demutran, Camara Municipal, Secretaria Segurança Publica- Projeto Maria da Penha, SEDEST, Projeto das Marias, CRM Juazeiro e Crato , entre outros , onde todos juntos , abordaram os motoristas e motoqueiros com panfletagem e adesivagem na campanha : Denunciar a Violência é Proteger a Vida das Mulheres ligue 180 - ligue 153

 O evento se constituiu de três dias, sendo realizado na quarta feira em Juazeiro na Praça da Prefeitura com ônibus e serviço de atendimentos psicossocial as mulheres com promotores , advogados assistentes sociais e psicólogos além de uma gama de serviços prestados pelos equipamentos locais. Em Crato aconteceu na quinta feira também em praça pública e em Barbalha hoje a tarde favorecendo assim o atendimento nas três cidades do triangulo Crajubar .





Vivenciamos um contexto de violência contra a mulher no Cariri que podemos taxar de  aterrorizador. Não há mais desculpas para dizer que é a roupa , que foi provocado, que "ela bebeu". Estão invadindo as casas e tirando vidas das nossas mulheres. Mulheres mães, filhas, irmãs , companheiras de trabalho, mulheres famosas, mulheres anônimas, ...MULHERES. 

Morrem pelo simples fato de dizer " não quero mais. Não aceito mais. Não Fico mais para ser maltratada , pisoteada, agredida física e psicologicamente". Continuam nos dizendo: E não é por você homem. Aquele em quem acreditei, que entreguei não só meu corpo, mas meu coração, meus sonhos , meus sentimentos. e por vezes rompi com os outros, com a família, com os amigos que tentaram me alertar sobre esse relacionamento abusivo que só eu não enxergava. 

É por mim! É por nossos filhos. é por minha dignidade , ou o que restou dela. Não quero que sinta pena. Quero que me escute e não me condene. Não sou culpada como você quer me fazer crer todos os dias, quando não consigo mais estar plenamente "produzida " 24 horas e com disposição para todo o amor. Amor?  Não estou "louca" quando enxergo sinais nas sutilezas de comportamento do dia a dia.

 Preciso apenas prosseguir. Quero e desejo acreditar que possuo forças e determinação pra me reencontrar. Que lá fora, saindo de toda essa escuridão,  talvez consiga respirar e reencontrar a mulher de quem me perdi. Somos muitas Marias perdidas não sem esperanças, mas, sem muitas ilusões.

 Acredito que posso caminhar , me restaurar, me nutrir da fé, encontrar serviços que trabalhem no enfrentamento dessa cruel realidade e que assim eu não seja mais uma vítima. eu não seja mais uma manchete no jornal. Assim acredito. assim caminho , assim busco outras Marias e assim creio, ninguém solta a mão de ninguém.

Esse não é um depoimento . É a soma da nossa escuta especializada, onde se apura, depura, intervém. É essa a realidade nos órgãos de saúde, nas delegacias das mulheres, nos CRMs. no NUDEM , Patrulha Maria da Penha , entre outros. Nesse cotidiano profissional não há vaidades pelo crescimento desses números, pelo contrário, trabalhamos e nos unimos para diminuir. Essa é uma luta de todos e todas nós. empreendamos esforços por  uma sociedade mais justa e mais saudável nas suas relações.



Nesse movimento estiveram presentes a secretaria executiva de Politicas para as Mulheres do Estado Dra. Denise , a Delegada da DDM  Dra. Débora Gurgel, Delegada da DDM Crato Camila Brito, Ivoneide Antunes Secretária de Segurança Publica , equipe e Patrulha Maria da Penha,  e Sandoval Barreto Secretário SEDEST , equipe do CRM - Projeto das Marias,  Dra Derineide OAB Mulher, Vereadora Auricélia, Aurineide CRM Crato, entre vários outros parcerias que se encontravam apoiando o evento de suma importância pela bandeira que levam. Diga Não a Violência contra a Mulher ligue 180 ou 153 . Vamos tornar nosso Cariri mais justo.

contatos: pautiliaferrazararuna@gmail.com

Nenhum comentário: