quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Barbalha homenageada no carnaval pela Academicos de Santa Cruz do Rio de Janeiro

Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz presta homenagem a Barbalha no Carnaval do Rio de Janeiro 

A escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz trouxe o samba-enredo “Santa Cruz de Barbalha - Um Conto Popular no Cariri” desfilando na Marquês de Sapucaí, na cidade do  Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (23). Desfilou no segundo dia pela Série A,,  e, foi a quarta escola de samba no desfile que dá acesso ao Grupo Especial do carnaval carioca.  

Uma das homenageadas é a rainha das solteironas em Barbalha e que faz do riso e da alegria o cartão postal da festa de Barbalha a advogada Socorro Luna, que já foi personagem de várias entrevistas sobre a festa de sua cidade e as crendices ligadas ao santo casamenteiro Santo Antonio.






 Socorro será destaque num dos carros alegóricos e teve sua produção criada pelo estilista Ivanildo Nunes, ricamente detalhada de elementos locais e isso com certeza trará dividera a jmais fama a festa de Barbalha, dando visibilidade nacional e internacional.
Socorro Luna brilhando no templo do samba 


A advogada foi convidada por Cahê Rodrigues carnavalesco da escola que ao visitar Barbalha e conhecer a tradicional e cultural festa da cidade, enxergou todo um enredo passando pela cultura, folclore, agricultura, religiosidade,arquitetura  arquitetura, além de todo encanto que a cidade e
enregião do Cariri encerra.
O cortejo do Pau da Bandeira, a festa de Santo Antonio, sua rapadura e cana de açúcar, são alguns dos elementos que compõem essa trajetória cheia de cores e alegria. E viva nossa Barbalha, rica de tradições e belezas.

Além de Socorro Luna como destaque várias pessoas da região participaram do desfile e destacam a emoção e energia que é estar defendendo a nossa cultura com toda alegria envolvida.

Na comissão de frente composta por colhedores da cana de açúcar a colheita é abençoada pelo Padre Cicero representado por Thiago Jully . O Cariri cearense é apresentado como o oásis do Sertão nordestino , terra fértil , de mulher guerreira. E viva nossa menina moça linda Barbalha!

imagens  do site da Escola de samba Academicos de Santa Cruz 

Nenhum comentário: