segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Comemoração 60 anos Consagração Irmã Annette junto aos irmãos romeiros


A irmã Annette aguardou FÉvereiro para comemorar seus 60 anos de Consagração junto aos seus amados irmãos romeiros. E no Círculo Operário Padre Cicero as 15 horas, a alegria reinava, pois, além de acolher como de costume os romeiros, recebeu também os índios Xucuru de Ororubá de Pesqueira Pernambuco o que proporcionou uma dimensão maior a essa comemoração.  

Com o cocar de palha usada pelos índios, contou da experiência que teve quando esteve com o grupo em Pesqueira, como aprendeu tanto com seus conhecimentos, sua sapiência, sua organização comunitária.

Falou ainda da sua vocação do seu chamado a servir e do seu chamado a voltar e permanecer em Juazeiro trabalhando com e pela nação romeira.

Os índios apresentaram suas danças e músicas, inclusive suas orações pelo planeta, pela natureza, pelo povo irmão.

A mãe do grupo esteve participando com o Papa Francisco do sínodo da Amazonia. Os xucurus trazem em sua crença os rituais religiosos em contato com os caboclos e encantados, entendem a natureza como o todo sagrado   O toré se destaca nesse contexto como a principal manifestação do sistema cosmológico xukuru.”

A irmã Annette convidou o índio para ler um tratado após um encontro, e convidou a todos para após ela ler repetir a leitura que dizia: ...” A vida é luta, é encantamento, é resistência, é resiliência , é coragem...e em defesa da vida nos unamos por uma sociedade justa , fraterna e plural...”

Num ritmo envolvente de roda de samba encerraram suas apresentações envolvendo vários participantes numa linda dança.



Após esse momento houve o café comemorativo e o corte do bolo.  A irmã Annette expressou a sua alegria de ter comemorado desta forma pois, considera um presente poder compartilhar desta riqueza de conhecimentos dos índios, seus saberes e a forma como se comprometem com a vida e a união de todos.


Nenhum comentário: