quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Saudades do nosso Vigário do Nordeste Monsenhor Murilo


Padre Murilo de Sá Barreto ou Monsenhor  Murilo ou como era conhecido “ O Vigário do Nordeste “ nasceu em Barbalha em 31 de outubro de 1930. A saudade é sempre tamanha por ser uma pessoa que nos ensinou ( aos que lhes eram mais próximos) a acolher e reconhecer a importância do romeiro na vida da nossa Juazeiro. Com 14 anos ingressou no Seminário São José no Crato, sendo transferido para o Seminário da Prainha em 1952.

Em 6 de fevereiro de 1958 iniciou suas atividades na Matriz de Nossa Senhora das Dores como Vigário cooperador. No dia 28 de fevereiro de 1967 assume a função de vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores, hoje Santuário Diocesano Nossa Senhora das Dores, onde permaneceu evangelizando por 48 anos, se colocava " Desde minha ordenação que deixei claro o propósito de não me poupar, quando a exigência é missionária" . Não se poupou, tendo falecido em plena atividade missionária, em dezembro de 2005. Como grande articulador teve um papel fundamental enquanto defensor do Padre Cicero na sua igreja.

 Juazeiro sempre amanhecia sendo catequisada com sua voz na rádio celebrando a missa as 6 da manhã que era também ouvido nas rádios de todo Nordeste. “ Não se bula romeiro” “Ouça com atenção... chamados seus para os seus amigos romeiros, que assim se sentiam pela atenção que lhes devotava. Se vivo estivesse estaria completando hoje 89 anos. Padre Murilo dizia :  "Juazeiro é um mundo". Afirmava ainda: " Juazeiro pode ser considerada a Fortaleza do rosário.É a oração de agrado do povo. É a bíblia dos que não sabem as letras, mas procuram o sentido das palavras." 

 E hoje comemoramos com o Senhor seu aniversário trazendo algumas imagens do seu aniversário, entre outras, em que a equipe dirigente 2003 composta por Tereza e Gilmar, Irene e Fernando, Quitéria e Abraão, Pedrina e Val, Pautilia e Nicanor e os Casais do ECC- Matriz  em 31 de outubro de 2003 realizaram no pátio da igreja. Juazeiro todo cooperou e foi lindo ve-lo com sua flor bugarim nas mãos, sorrindo encantado com o canto de Parabéns pelos romeiros e pelo coral do memorial. Contamos com a participação de todas as pastorais, serviços da igreja e de todo comércio e neste dia, realizamos após a missa das 6 horas da manhã, um grande café comunitário que foi comungado com mais de três mil romeiros.






fonte: Pequena biografia de Monsenhor Murilo de Sá Barreto de autoria de Daniel Walker
fotos de Jucileide - arquivo de Pautilia  e Nicanor 

Nenhum comentário: