quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Projeto incentiva a leitura de alunos e comunidade na Escola Manoel de Castro


Na Escola Manoel de Castro Filho, localizada no bairro Tiradentes, um projeto tem chamado a atenção de todos que fazem parte da comunidade escolar. O Parada da Leitura acontece uma vez por semana e estimula alunos, professores, funcionários e visitantes da escola a dedicarem um momento para a leitura.

O projeto é uma iniciativa do Professor da área de linguagens e códigos, Junior Fernandes, e tem o objetivo de estimular a leitura, o acesso ao livro como meio de inclusão e contribuir no processo ensino aprendizagem dos educandos e de toda comunidade escolar.

Conforme o professor, quando a ideia foi lançada, logo a direção da escola aderiu à ideia que também foi bem acolhida pela comunidade. Ele acredita que a iniciativa pode contribuir para auxiliar alunos com dificuldades no processo de leitura e escrita. “A adesão foi total. Todos os setores da escola e as salas de aula se voltam para o projeto. Qualquer pessoa que chegar no momento da Parada terá que ler também”, ressalta o professor. E para quem não sabe ler, o professor Junior Fernandes garante que há sempre alguém disposto a auxiliar. “É a escola toda integrada na leitura e o aluno passa ver o mundo diferente, de forma crítica”, reforça.

A diretora administrativa da Escola Manoel de Castro, Silvana Santana Pereira, comenta que esse é um projeto integrador que visa incentivar a leitura dos alunos através do exemplo e para sua implantação, houve todo um planejamento, além da apresentação para a comunidade que seria envolvida. “A finalidade desse projeto é o acesso à leitura para que essa prática melhore a fluência, o vocabulário, interpretação e a criticidade, contribuindo para os resultados internos e externos. É uma parceria de toda a escola que se tornou um projeto interdisciplinar com ganho significativo para todos”, ressalta a diretora.



Nenhum comentário: