segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Começa o I Encontro de Palhaços e Culturas no Cariri


O circo chegou! Começou o I Encontro de Palhaços e Culturas do Cariri. Idealizado pelas Cia’s Tem Sim Sinhô e Carroça de Mamulengos, o evento reune mais de 170 artistas de todas as regiões do país e até da Colômbia, Argentina e Venezuela. As atividades iniciaram último dia 08, e seguem até o dia 16.

Ontem, os participantes do encontro, saíram pelo bairro João Cabral com mais de 100 artistas, e juntamente com a comunidade deram mais cor e alegria a tarde do domingo, 09. Além da palhaceata, foram realizadas Vivências Circenses, com diversas oficinas.

As oficinas aconteceram na quadra da praça Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como praça do CC. A comunidade pode ter em pouco tempo uma grande experiência do que os palhaços vivem cotidianamente. Foram ministradas oficinas de perna de pau, jogo de espada, arremesso de facas, bambolê, corda bamba e malabares. Já pela noite, para encerrar as atividades do segundo dia de encontro, foi realizada, também na praça do CC, mais uma edição do espetáculo ‘Junto e Misturado’.

‘Junto e misturado’
O ‘Junto e misturado’ é o espetáculo que reúne os artistas participantes do evento. De forma mesclada, cada grupo faz sua apresentação. O ‘Junto e Misturado’ não repete o roteiro em suas apresentações. Sempre tem um novo grupo ou alguma novidade dos que já apresentaram. Na segunda, 10, o encontro desembarca na comunidade do Gesso, na cidade do Crato.

No Crato, mais uma vez, com novos números, a comunidade poderá assistir o ‘Junto e Misturado’. A apresentação acontecerá a partir das 16h, no terreiro do Coletivo Camarada, na rua Mosenhor Juviniano Barreto, 350. A entrada é gratuita.

A primeira apresentação aconteceu no Cariri Garden Shopping, parceiro do evento, com o espetáculo Junto e Misturado, que reune artistas do Goiás, Mato Grosso, São Paulo. Estivera presentes cerca de 200 pessoas

Programação desta segunda-feira e terça-feira - o I Encontro de Palhaços e Culturas no Cariri

Segunda - 10 de setembro

Encontro de Palhaços e Culturas na Comunidade

16:00 - Espetáculo “Junto e Misturado” com os grupos: Cia Pé de Cana (SP), Cia Theatro em Cena (MT), Família Santiago Santos Circo e Teatro (GO), Mateus Caramelada (GO), Minúsculo Circo Caracol (ARG/TO), Palhaça Marmota (DF) e Palhaço Siriguela (GO).

Local: Terreiro do Coletivo Camaradas – Rua Monsenhor Juviniano Barreto, 350, comunidade do Gesso, centro no Crato-CE.

Terça - 11 de setembro

Roda de saberes do Encontro de Palhaços e Culturas

09:00 as 12:00 - Roda de Saberes com Palhaços da Tradição. 1º/3º dia

Mediador: Carlos Gomides (CE)

Palhaço Mateus - Seu Raimundo (CE), Palhaço embolador - Palhaço Coloral (CE), Palhaço de Rua - Palhaço Bulacha (GO) e Palhaço contemporâneo - João Artigos (RJ)

Local: Núcleo de Arte e Educação e Cultura Marcus Jussier, Rua Terezinha Felix de Sousa, 38, Bairro José Geraldo da Cruz (Próximo Pirajá) em Juazeiro do Norte.

Encontro de Palhaços e Culturas no Sesc Crato

18:00 as 20:00 - Espetáculo “Junto e Misturado” com os grupos: As Inigualáveis Irmãs Cola (SP), Cia Pé de Cana (SP), Cia Tem Sim Sinhô (GO), Circo di SóLadies (SP), Circo Viva (RJ), Família Los Iranzi (PB), João Artigos (RJ), Lemuel de Oliveira (GO), Palhaça Redondinha (COL/GO), Neto Balinha (GO) e Palhaço Ritalino (PR).

Local: Sesc Crato - Rua André Cartaxo, 443, Crato

Encontro de Palhaços e Culturas na Comunidade

10:00 – Roda de prosa “Trajetórias do Riso – Uma reflexão histórica & filosófica” com o Professor João Resende da UFF-RJ.

Local: Núcleo de Arte e Educação e Cultura Marcus Jussier, Rua Terezinha Felix de Sousa, 38, Bairro José Geraldo da Cruz (Próximo Pirajá) em Juazeiro do Norte.

(O evento é aberto ao público e haverá certificação para os participantes)

Encontro de Palhaços e Culturas na Romaria de Nossa Senhora das Dores

17:00 – Palhaceata na Procissão da Romaria de N. Sra. das Dores, com todos os artistas presentes no Encontro.

Local: Concentração e chegada na Basilica Santuário Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte.

Encontro de Palhaços e Culturas no Cangaço

21:00 as 03:00 – Festa de encerramento do I Encontro de Palhaços e Culturas no Cariri.

• Shows musicais: Coco de Mestre Marines (CE), Forró de Palhaços (CE) e Os Afilhados do Padrinho (CE)

• Discotecagem com Stallin Siriguela (GO).

• Projeção de filmes e exposição de fotografias

• Intervenções circenses com os grupos: As Inigualáveis Irmãs Cola (SP), Bulacha o Domador de animais (GO), Carroça de Mamulengos (CE), Cia Tem
Foto: Allyne Lais

Nenhum comentário: