sábado, 15 de setembro de 2018

Procissão dos carros tem criatividade romeira e organização nas ruas

Em mais um ano, a administração municipal preparou um grande aparato, por meio dos órgãos de segurança, para dar espaço a uma das mais importante homenagens dos romeiros à Padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores. Na tarde desta sexta-feira, 14, véspera da grande procissão, centenas de veículos saíram às ruas principais da cidade, ornamentados com motivos festivos e religiosos, em homenagem à santa.

Essa é uma forma de agradecimento do romeiro ao povo de Juazeiro e ao Padre Cícero e à Mãe das Dores. Em retribuição à acolhida na terra do sacerdote, os fiéis jogam pelas ruas por onde passam, para a população, doces dos mais diversos. Crianças, jovens e adultos aguardam ansiosos pelo momento da passagem dos carros, ornados com flores, chapéus, cartazes, imagens dos santos e outros adereços.

Todos os carros ficam enumerados para concorrerem à premiação do mais bem caracterizado. E o que não faltou foi criatividade, das mais diversas formas, para levar às ruas beleza e amor a Juazeiro do Norte e ao seu povo. O evento contou na organização do percurso, com os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que estiveram, por meio de planejamento e divulgação prévia do percurso, auxiliando os motoristas no grande fluxo de veículos, levando aos condutores alternativas de como se locomoverem pela cidade na tarde movimentada. O encerramento da carreata aconteceu na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Grande procissão
Hoje, a partir das 17 horas, será realizada a grande procissão de Nossa Senhora das Dores, com a expectativa de mais de 80 mil pessoas nas ruas da cidade. Ao meio-dia, acontece na Basílica, a tradicional despedida do romeiro.

A romaria contou com o apoio das secretarias municipais, através da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, que esteve dando suporte de organização e assistência aos romeiros, além da receptividade, nesta primeira grande romaria, que abre o ciclo destas manifestações na cidade.

A procissão sairá da Basílica, percorrendo as principais ruas da cidade, e contará com a animação de fanfarras, Banda de Música Municipal, grupos de tradição da cultura popular, além de integrantes do I Encontro de Palhaços, que está acontecendo em Juazeiro do Norte e conta com integrantes do Cariri, Brasil e exterior.



Fotos: Reginaldo Zurlo

Nenhum comentário: