quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Memorial Padre Cícero participa da programação da 12ª Primavera de Museus nessa semana

Mesmo com a tragédia ocorrida recentemente no Museu Nacional (RJ) e a publicação da Medida Provisória 850, de 10/9/2018, que autoriza a extinção do IBRAM  (Instituto Brasileiro de Museus) e sua substituição pela Agência Brasileira de Museus (ABRAM), a programação da 12ª Primavera dos Museus, entre os dias 17 e 23 de setembro, permanece inalterada. 
A Primavera de Museus, uma temporada cultural promovida pelo IBRAM, acontece em todo o Brasil há vários anos. Nessa edição, com o tema Celebrando a educação museal, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades gratuitas, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.
Como preconizado pela Política Nacional de Educação Museal - PNEM, a educação em museus é imprescindível para o fortalecimento do patrimônio culturaL brasileiro, aumentando os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por seu território e suas tradições. Infelizmente, nesse ano de comemoração dos 200 anos de museus no Brasil, testemunhamos a cruel destruição de grande parte do Museu Nacional e os desdobramentos desse desastre para todo o campo museal com a publicação da MP 850. Por essas razões, os últimos acontecimentos impõem a manutenção da Primavera dos Museus, como forma de refletir sobre o que há para celebrar e como devemos orientar os trabalhos nos museus daqui em diante 
A Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, diante desse cenário, mantêm suas propostas de programação, a seguir:

Dia 20/9 (quinta), das 9 às 12h. Oficina "Juazeiro por meio de imagens". Ministrantes: Núcleo educativo da Fundação. Participantes: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Cícero. Local: Hall do auditório da Fundação.
Dia 21/9 (sexta), das 9 às 12h. Palestra pública. A Política Nacional de Educação Museal - PNEM, no atual cenário de crise do campo museológico brasileiro. Ministrante: Luciana Palmeira (Museóloga. Coordenadora de Acervos Museológicos do Ibram). Participantes:  trabalhadores de museus do Cariri, professores, pesquisadores e quaisquer interessados na educação em museus. Não é necessária inscrição. Auditório da Fundação Memorial Padre Cícero.

Nenhum comentário: