quarta-feira, 2 de maio de 2018

Poeta popular Geraldo Amancio: do Ceará para o Mundo

Em recente viagem a Fortaleza, onde participei do Cariri Cangaço, reencontrei depois de quase 30 anos o poeta popular Geraldo Amancio. Ele participou do Cariri Cangaço e foi uma grande atração, sendo aplaudido entusiasticamente por ocasião do encerramento do simpósio em que declamou alguns dos seus lindos poemas. 

Geraldo é hoje um dos mais importantes poetas populares do mundo. Seu nome foi exportado do Brasil para vários países como Portugal, Espanha, França, Itália, Israel, dentre outros, onde ele esteve presente em vários eventos divulgando a literatura popular do nosso País. Publicou mais de 15 livros, obras de realce como as que falam sobre Lampião e Antônio Conselheiro, dois dos seus grandes êxitos editoriais. Seus livros são muito bons, com rico conteúdo literário e apresentação gráfica de muito bom gosto, como tivemos oportunidade de comprovar no stand de suas obras no Cariri Cangaço. 

Nascido em Cedro, Ceará, no sítio Malhada de Areia, em 26 de abril de 1946, Geraldo veio para Juazeiro em 1968, quando participou de um Festival de Violeiros, organizado pelo poeta popular Pedro Bandeira, e conquistou o primeiro lugar. Convidado por Pedro ficou em Juazeiro participando de cantorias e programas radiofônicos. 

Mas como seu talento falou mais alto, ele precisou de mais espaço e foi então, que resolveu arriscar a vida em Fortaleza, tendo recebido grande apoio do cineasta Rosemberg Cariri que o introduziu no mundo radiofônico e televisivo da Capital Cearense. E desde então está morando em Fortaleza, onde goza de excelente prestígio, sendo reconhecido pelo mundo literário fortalezense que o considera uma estrela da Literatura Popular Cearense. Geraldo continuou seus estudos e hoje é aluno do Curso de Graduação em História da Universidade Vale do Acaraú.

Nenhum comentário: